Busca avançada
Ano de início
Entree

A família de retrotransposons TNT1 de Solanaceae: evolução, diversificação e função

Processo: 08/55646-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Convênio/Acordo: INRA
Pesquisador responsável:Marie-Anne van Sluys
Beneficiário:Marie-Anne van Sluys
Pesq. responsável no exterior: Marie-Angèle Grandbastien
Instituição no exterior: Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), França
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular vegetal  Solanaceae  Retroelementos  Expressão gênica  Interferência de RNA  Regulação da expressão gênica 

Resumo

Os retrotransposons, elementos de transposição que se amplificam através de um intermediário RNA, compõem mais de 60% de certos genomas vegetais e são geralmente ativados pelo estresse. Essa ativação poderia ter um impacto sobre a expressão dos genes celulares e estarem associados a resposta do hospedeiro a certos estímulos. O objetivo de base deste projeto FAPESP - INRA é o de avaliar a relação entre a expressão e a diversificação funcional dos retrotransposons da família Tntl, presentes em Solanaceae (tabaco, tomate, batata). Este projeto é a associação de dois parceiros (INRA - Versailles e GaTE-IBUSP) que colaboram há muitos anos na análise dos retrotransposons da família Tntl e nossa abordagem será baseada na utilização de ferramentas inovadoras como a análise por micro arranjos de c DNA de Tabaco elaborados a partir de material em diferentes fases de desenvolvimento e material cuja expressão de Tntl foi desativada por interferência de RNA. Este projeto representa uma abordagem nova e original nos interesses de pesquisa atuais das 2 instituições solicitantes e os resultados permitirão obter uma imagem global do conjunto do genoma referente à participação dos retrotransposons nas vias de regulação gênica em plantas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANETTI, M. E.; ROSSI, M.; NAKABASHI, M.; GRANDBASTIEN, M. A.; VAN SLUYS, MARIE ANNE. The Tnt1 family member Retrosol copy number and structure disclose retrotransposon diversification in different Solanum species. Molecular Genetics and Genomics, v. 281, n. 3, p. 261-271, Mar. 2009. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.