Busca avançada
Ano de início
Entree

Consequências do Diabetes Mellitus neonatal para o desenvolvimento puberal do tecido adiposo em ratos machos. 1. Efeitos sobre a adipogênese. 2. Efeito do tratamento com tiazolidinedionas e melatonina

Processo: 10/00246-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2010 - 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Fabio Bessa Lima
Beneficiário:Fabio Bessa Lima
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia  Diabetes mellitus  Melatonina  Tecido adiposo  Glândula pineal 

Resumo

O tecido adiposo hoje considerado um órgão metabólico e endócrino com múltiplas funções participa ativamente na regulação do metabolismo energético, do armazenamento de energia, do comportamento alimentar e do peso corporal. Deficiências na sua formação comprometem o desenvolvimento corporal e a qualidade de vida, como ocorre nas síndromes lipodistróficas, levando a alterações metabólicas graves com resistência à insulina, diabetes mellitus e redução da expectativa de vida. No outro extremo, a obesidade pode resultar em anomalias metabólicas similares, de modo que compreender o papel fisiológico do tecido adiposo é cada vez mais necessário. O período puberal possui uma característica interessante em relação ao tecido adiposo: neste período, ocorre importante surto de desenvolvimento da massa adiposa e da capacidade de produção de adipocinas, entre as quais, a leptina, que sabidamente atua no amadurecimento do sistema reprodutor, estimulando no hipotálamo a produção de "kisspeptinas" que estimulam neurônios GnRH-érgicos, despertando o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal (HHG). O diabetes mellitus (DM), induzido por destruição massiva de células b, evolui com intensa hiperglicemia, glicosúria, poliúria, polidipsia, polifagia, tendência à ceto-acidose e ao emagrecimento. O seu surgimento antecedendo a puberdade, por comprometer o desenvolvimento do tecido adiposo, rompe o controle metabólico, altera o comportamento alimentar e a maturação dos eixos endócrinos hipotalâmicos, entre os quais, o HHG. Além disso, esses animais diabéticos desenvolvem resistência à insulina. Recentemente, descrevemos em animais diabéticos um quadro importante de insuficiência funcional da glândula pineal. Essa deficiente produção de melatonina também induz resistência à insulina, agravando o quadro diabéticoNeste estudo, pela indução do DM no período neonatal, procurar-se-á avaliar as repercussões para o desenvolvimento do tecido adiposo ao longo da puberdade e para o controle metabólico, endócrino e gonadal. Como nesta fase há um grande surto de desenvolvimento e diferenciação de células adiposas (adipogênese), uma abordagem sistemática deste fenômeno será executada. Paralelamente, a suplementação desses animais com melatonina será utilizada como reposição hormonal e o seu efeito sobre o quadro diabético e a resposta do tecido adiposo serão investigados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, ARICLECIO CUNHA; ANDREOTTI, SANDRA; LAURATO SERTIE, ROGERIO ANTONIO; CAMPANA, AMANDA BARON; GOMES DE PROENCA, ANDRE RICARDO; VASCONCELOS, RENATA PRADO; DE OLIVEIRA, KECIANY ALVES; COELHO-DE-SOUZA, ANDRELINA NORONHA; DONATO-JUNIOR, JOSE; LIMA, FABIO BESSA. Combined treatment with melatonin and insulin improves glycemic control, white adipose tissue metabolism and reproductive axis of diabetic male rats. Life Sciences, v. 199, p. 158-166, APR 15 2018. Citações Web of Science: 6.
OLIVEIRA, ARICLECIO C.; ANDREOTTI, SANDRA; CHIMIN, PATRICIA; SERTIE, ROGERIO A. L.; FARIAS, TALITA DA S. M.; TORRES-LEAL, FRANCISCO L.; DE PROENCA, ANDRE R. G.; CAMPANA, AMANDA B.; D'AVILA, LIOHANNA S. P.; OLIVEIRA, KECIANY A.; LIMA, FABIO B. Neonatal streptozotocin-induced diabetes in mothers promotes metabolic programming of adipose tissue in male rat offspring. Life Sciences, v. 136, p. 151-156, SEP 1 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.