Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito biológico e antitumoral de um novo composto dirutenico contendo ibuprofeno in vitro e in vivo

Processo: 09/53573-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2010 - 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Alison Colquhoun
Beneficiário:Alison Colquhoun
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glioma  Rutênio 

Resumo

Cada vez mais aumenta a procura por novos compostos antitumorais, especialmente por aqueles com menos efeitos colaterais. As drogas utilizadas na atualidade ainda deixam muito a desejar, sendo inespecíficas e inertes para tumores que exigem altas doses, como é o caso dos gliomas. Esses tumores são de difícil acesso a qualquer tipo de quimioterapia atual. Assim, novas drogas e metodologias que superem essas barreiras devem ser extensivamente estudadas. Compostos organometálicos contendo Rutênio têm sido estudados em diversos tipos de tumores, incluindo gliomas. O composto NAMI-A, por exemplo, já se encontra em fase II de estudo clínico. Foi descoberto que ele inibe o crescimento de metástase pulmonar. A possibilidade de se sintetizar compostos organometálicos contendo antiinflamatórios não esteróides (AINEs) conduziu-nos a estudar o composto dirutênico contendo o Ibuprofenp (Ru-lbp). Esse composto apresentou, em estudos prévios, uma capacidade antiproliferativa sobre as células C6 de glioma de rato, cujo mecanismo de ação está diretamente ligado com a alteração da expressão de proteínas ligadas ao ciclo celular e apoptose independente da expressão da enzima ciclooxigenase-2. Faz parte da proposta deste projeto saber se esse composto também possui algum efeito sobre células de glioma humano. Além disso, estudos biológicos, farmacológicos e toxicológicos serão realizados a fim de se entender como a droga atua in vivo. Ensaios bioquímicos funcionarão para responder perguntas de toxicidade sobre órgãos específicos do animal, tais como fígado, baço, pâncreas e rins. Estudos histológicos servirão para responder se as células normais dos mesmos estariam sofrendo algum efeito citotóxico significativo. E por fim, ensaios de ICP-AES e HPLC serão realizados para mostrar se ocorre acúmulo da droga em determinados órgãos e tecidos, além de identificar possíveis metabólitos desse composto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIYAKE, JULIANO ANDREOLI; BENADIBA, MARCEL; RIBEIRO, GEISE; SILVA, DENISE DE OLIVEIRA; COLQUHOUN, ALISON. Novel Ruthenium - Gamma-linolenic Acid Complex Inhibits C6 Rat Glioma Cell Proliferation In Vitro and in the Orthotopic C6 Model In Vivo After Osmotic Pump Infusion. ANTICANCER RESEARCH, v. 34, n. 4, SI, p. 1901-1911, APR 2014. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.