Busca avançada
Ano de início
Entree

Organização das projeções da área tegmental ventral para o hipotálamo no rato

Resumo

A área tegmental ventral (VTA) e o sistema dopaminérgico mesolímbico cortical a ela associado desempenham um papel crucial em mecanismos de recompensa a reforços naturais (como alimento e sexo) e de adição a drogas. Apesar de vários estudos terem mostrado a importância de mecanismos dopaminérgicos intra-hipotalâmicos em comportamentos apetitivos e de evidências recentes indicarem que a VTA possa detectar sinais metabólicos periféricos e exercer um papel na homeostase energética, as informações sobre projeções da VTA para o hipotálamo são escassas e conflitantes. Dando continuidade a nossa linha de pesquisa sobre a circuitaria mesolímbica cortical no rato (Hasue et al., 2002; Del Fava et al., 2007; Ferreira et al., 2008), pretendemos neste projeto: 1) examinar a organização das projeções meso-hipotalâmicos oriundas da VTA com a técnica de rastreamento anterógrado da leucoaglutinina do Phaseolus vulgaris (PHA-L) e 2) examinar a distribuição do receptor de insulina (IR) e de proteínas substrato do IR (IRS-1 e IRS-2 e de formas ativadas de IRS-1) no complexo VTA-substância negra e sua co-localização em neurônios dopaminérgicos. Os resultados obtidos contribuirão para esclarecer o substrato neural que participa da regulação do comportamento ingestivo normal e de suas disfunções. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOVAES, LEONARDO S.; SHAMMAH-LAGNADO, SARA J. Projections from the anteroventral part of the medial amygdaloid nucleus in the rat. Brain Research, v. 1421, p. 30-43, NOV 3 2011. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.