Busca avançada
Ano de início
Entree

Biossíntese e controle da composição de polímeros biocompatíveis e biodegradáveis híbridos, contendo monômeros de cadeias carbônicas curta e média

Processo: 08/51324-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2008 - 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luiziana Ferreira da Silva
Beneficiário:Luiziana Ferreira da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/13073-0 - Implantação de metodologia e execução de análises por cromatografia gasosa para determinação da composição e do teor de cada monômero constituinte de polihidroxialcanoatos (PHA)(vinculado ao processo 2008-51324-2, anexo), BP.TT
Assunto(s):Aeromonas  Poli-hidroxialcanoatos  Plásticos biodegradáveis  Pseudomonas 

Resumo

Pretende-se estudar a produção bacteriana de copolímeros híbridos, biodegradáveis e biocompatíveis, da família dos polihidroxialcanoatos (PHA), compostos de monômeros de 3-hidroxibutirato e 3-hidroxialcanoatos de cadeia carbônica de tamanho médio (3HB-co-3HAMCL). Estudos e patentes dos últimos 5 anos mostram que este material tem sido buscado por diversas instituições e empresas, pois a literatura indica que apresentará propriedades físicas e mecânicas diferentes daquelas apresentadas por outros PHA, por ser composto de monômeros de cadeia carbônica curta (HAscL, com 4 átomos de carbono) e média (HAMCL, 6 ou mais átomos de C), ou seja, composição mista, mais rara devido à especificidade das enzimas envolvidas na sua produção. Isto tem impacto relevante sobre suas aplicações e sobre o estudo da produção biotecnológica de PHA. As estratégias para estudo da biossíntese e controle da composição monomérica destes materiais serão: a) o isolamento de bactérias para a produção de PHA contendo monômeros híbridos; b) o estudo de B. sacchari, bactéria caracteristicamente produtora de HAMCL, avaliando o seu potencial para a produção de PHA híbridos, pelo uso de precursores específicos ou pela construção de recombinantes e c) o estudo de espécies de Pseudomonas, caracteristicamente produtoras de HAMCL, avaliando o seu potencial para a produção de PHA híbridos pela construção de recombinantes. Serão empregadas como matérias-primas óleos vegetais ou ácidos graxos derivados destes óleos. Espera-se chegar a uma condição ou conjunto de condições (microrganismo - condição de cultivo-matéria-prima) que levem à produção de 3HB-co-3HAMCL, controlando sua composição monomérica, de modo a variar suas propriedades. Os materiais mais promissores terão suas características físico-químicas avaliadas em conjunto com o Prof. Dr. Ruben Sanchez Rodrigues do Laboratório de Materiais Avançados da Universidade Federal Norte Fluminense (LAMAV UENF). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDONCA, T. T.; GOMEZ, J. G. C.; BUFFONI, E.; SANCHEZ RODRIGUEZ, R. J.; SCHRIPSEMA, J.; LOPES, M. S. G.; SILVA, L. F. Exploring the potential of Burkholderia sacchari to produce polyhydroxyalkanoates. Journal of Applied Microbiology, v. 116, n. 4, p. 815-829, APR 2014. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.