Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de acesso voltados à melhoria de desempenho no processamento de consultas a banco de dados não-convencionais

Resumo

Este projeto de pesquisa enfoca a melhoria de desempenho no processamento de consultas a banco de dados não-convencionais. Mais especificamente, o projeto visa propor métodos de acesso voltados à melhoria do desempenho no processamento de consultas a data warehouses geográficos (DWG) e a bancos de dados biológicos. Métodos de acesso tentam reduzir o custo computacional envolvido em buscas sequenciais, conduzindo a busca a porções do banco nas quais os elementos armazenados têm alta probabilidade de serem similares ao elemento de consulta e, consequentemente, melhorando o desempenho no processamento de consultas. O desafio consiste em propor métodos de acesso voltados à melhoria do desempenho a DWG e a BDB que explorem as características dos dados desses bancos de dados não-convencionais e ofereçam suporte a consultas exatas e por similaridade. Embora já existam trabalhos voltados à indexação de DWG e de BDB, esses trabalhos possuem limitações, tais como alto custo computacional para acessar a estrutura e índice muito volumoso. Este projeto visa propor uma nova estrutura voltada à indexação de DWG, e um novo método de acesso para BDB. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES SIQUEIRA, THIAGO LUIS; DE AGUIAR CIFERRI, CRISTINA DUTRA; TIMES, VALERIA CESARIO; CIFERRI, RICARDO RODRIGUES. The SB-index and the HSB-index: efficient indices for spatial data warehouses. GEOINFORMATICA, v. 16, n. 1, p. 165-205, JAN 2012. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.