Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo simultâneo dos perfis temporais das velocidades de rotação poloidal e toroidal no Tokamak TCABR

Processo: 10/50496-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2010 - 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Pesquisador responsável:José Helder Facundo Severo
Beneficiário:José Helder Facundo Severo
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tokamaks  Espectroscopia 

Resumo

Este projeto de pesquisa destina-se a medir simultaneamente os perfis temporais da velocidade de rotação poloidal e toroidal de plasma no tokamak TCABR. O método a ser usado neste projeto consiste na medição de diferentes partes de uma mesma linha espectral que é detectada nas fendas de saída de um monocromador onde estão instalados os detetores. A evolução temporal da rotação de plasma é determinada a partir da razão dos dois sinais obtidos pelos detetores. Este método foi proposto pela primeira vez durante o meu pós-doutorado (proc. FAPESP 02/13536-1) e bons resultados foram obtidos [Severo J. H. F.et al - 2009 - Nuclear Fusion 49, 115026 (2009)]. Portanto nesta etapa pretende-se fazer um melhoramento do diagnóstico para que ele possa medir simultaneamente as rotações poloidal e toroidal para que o modelo teórico proposto por Mikhailoviskii e Tsypin (Mikhailoviskii, A. B. and Tsypin, V. S. -1982 Sov. Phys. JETP 56 75.) possa ser confrontado com os resultados experimentais. Além disso este projeto visa obter as velocidades de rotação com maior precisão e melhor resolução temporal para que o estudo do amortecimento da rotação durante a aplicação do eletrodo polarizado e a aplicação do pulso de RF possa a ser analisado. Este diagnóstico também desempenhará um papel muito importante nas experiências de geração de corrente com RF e polarização eletrostática da borda que vêem sendo realizadas no tokamak TCABR que são as principais áreas de pesquisa do Laboratório. Para que este melhoramento possa a ser implantado no tokamak TCABR faz-se necessário a compra de um monocromador, detetores, sistema de aquisição (ADC), fibra ótica e lentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEVERO, J. H. F.; RONCHI, G.; GALVAO, R. M. O.; NASCIMENTO, I. C.; GUIMARAES-FILHO, Z. O.; KUZNETSOV, YU. K.; NAVE, M. F. F.; OLIVEIRA, A. M.; DO NASCIMENTO, F.; TENDLER, M. Investigation of rotation at the plasma edge in TCABR. NUCLEAR FUSION, v. 55, n. 9 SEP 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.