Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisas mediante SAXS/SWAXS em materiais nanoestruturados

Processo: 08/52084-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2008 - 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Aldo Felix Craievich
Beneficiário:Aldo Felix Craievich
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia  Polímeros (materiais)  Materiais nanoestruturados  Materiais porosos 

Resumo

A presente proposta tem como objetivo obter auxílio para pagamento de despesas de importação de um equipamento de raios X-(Nanostar-Bruker), e para adequação e manutenção da infraestrutura do Laboratório de Cristalografia do Instituto de Física da USP. Esse equipamento está sendo adquirido com recursos do CNPQ, dentro de um programa de equipamentos multi-usuários voltados para nanociência, sendo que acongiguração a ser implantada deve contemplar as necessidades dos diferentes pesquisadores envolvidos no projeto, com a possibilidade de aquisição de imagens bidimensionais em geometria SAXS e WAXS simultaneamente. A aquisição desse equipamento ampliará a capacidade do Laboratório de Cristalografia do Instituto de Física da USP, para análise estrutural de diferentes materiais, compreendendo materiais cerâmicos mesoporosos, ligas metálicas com propriedades magneto-óticas importantes para armazenamento de informação, nanoestruturas com poços quânticos, colóides, sistema auto-organizados e materiais de interesse biológico. Atualmente uma parte desses trabalhos é realizada no LNLS, e são sujeitas à espera e com poucos turnos de utilização. Esta situação em muitos casos torna impraticável o desenvolvimento de um projeto de pesquisa encadeado. Além disso, o desenvolvimento de acessórios para tratamento de amostras e os ensaios para avaliação desses dispositivos, assim como estudos in situ, poderiam ser feitos de maneira mais sistemática, sem recorrer a uma linha sincrotron. O Laboratório de Cristalografia já atende vários usuários, e com o projeto atual esse atendimento será ampliado e outros pesquisadores serão beneficiados, vários do Estado de São Paulo, atuando em diferentes áreas (polímeros, materiais biológicos, cerâmicas, etc.). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AHMED, Z.; MATOS, B. R.; DE FLORIO, D. Z.; REY, J. F. Q.; SANTIAGO, E. I.; FONSECA, F. C. Nafion-mesoporous silica composite electrolyte: properties and direct ethanol fuel cells performance. MATERIALS FOR RENEWABLE AND SUSTAINABLE ENERGY, v. 5, n. 2 MAY 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.