Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise digital de terreno e sensoriamento remoto aplicados à caracterização geomorfométrica de formas de relevo

Processo: 09/17675-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2010 - 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Grohmann de Carvalho
Beneficiário:Carlos Henrique Grohmann de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geoprocessamento  Sensoriamento remoto  LIDAR  Fotogrametria  Morfotectônica  Geomorfometria  Sistema de informação geográfica (SIG) 

Resumo

Neste projeto, propõe-se a comparação entre modelos digitais de elevação construídos a partir de dados derivados de mapas topográficos, imagens orbitais estereoscópicas (ASTER e ALOS-PRISM), interferometria de radar, GPS diferencial e altimetria laser (LiDAR), a fim de avaliar a relação custo-benefício e a aplicabilidade de cada produto em análises morfométricas/morfotectônicas. Diversas áreas-alvo poderão ser selecionadas, de acordo com as características de seu relevo, cobertura vegetal, uso e ocupação do solo, ou mesmo da disponibilidade de dados. A flexibilidade na escolha de áreas-alvo permite ampla inserção institucional, por meio da colaboração com outros pesquisadores em projetos de pesquisa atuais e futuros e, também, a capacitação de recursos humanos, por atrair alunos de Iniciação Científica ou Pós-Graduação com interesse em desenvolver projetos em áreas geográficas distintas. Duas áreas foram pré-selecionadas para estudos: o campo de dunas de Itapirubá (SC) e a região cárstica do alto vale do Rio Ribeira de Iguape (SP). A área do campo de dunas de Itapirubá mostra-se ideal para um estudo da relação entre a resolução espacial dos modelos de elevação com a escala das formas de relevo e as propriedades geométricas calculadas, uma vez que as formas de relevo são bem definidas, relativamente livres de vegetação e de fácil acesso para trabalhos de campo. Áreas cársticas apresentam um desafio à modelagem hidrológica em SIG, pela existência de diversos pontos de absorção do escoamento superficial, como dolinas e sumidouros. Modelos de elevação em escala de detalhe da área do alto vale do Rio Ribeira de Iguape permitirão a delimitação das bacias de drenagem poligonais e a identificação automática de pontos de captação, elementos essenciais ao estudo da dinâmica do sistema cárstico. O projeto, com uma programação de dois anos, será conduzido pelo investigador principal em colaboração com docentes/pesquisadores do Instituto de Geociências da USP, e também de outras universidades / instituições nacionais e estrangeiras. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, CAMILA DUELIS; ENDLEIN, ARTHUR; DA CRUZ CAMPANHA, GINALDO ADEMAR; GROHMANN, CARLOS HENRIQUE. Algorithms for extraction of structural models attitudes from 3D outcrop models. Computers & Geosciences, v. 90, n. A, p. 112-122, MAY 2016. Citações Web of Science: 3.
GROHMANN, CARLOS H. Effects of spatial resolution on slope and aspect derivation for regional-scale analysis. Computers & Geosciences, v. 77, p. 111-117, APR 2015. Citações Web of Science: 18.
GROHMANN, CARLOS H.; SAWAKUCHI, ANDRE O. Influence of cell size on volume calculation using digital terrain models: A case of coastal dune fields. Geomorphology, v. 180, p. 130-136, JAN 1 2013. Citações Web of Science: 16.
GROHMANN, C. H.; RICCOMINI, C.; CHAMANI, M. A. C. Regional scale analysis of landform configuration with base-level (isobase) maps. HYDROLOGY AND EARTH SYSTEM SCIENCES, v. 15, n. 5, p. 1493-1504, 2011. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.