Resumo
Sistemas deposicionais aluviais são muito sensíveis a variações nas taxas de subsidência e de aporte sedimentar, podendo registrar a evolução desses controles externos em modificações na arquitetura de seus depósitos. Modelos de fácies baseados em sistemas aluviais recentes consideram uma importante divisão entre sistemas aluviais de climas secos e úmidos, baseada em considerações sobre variações de vazão e estabilidade das margens, ambas em função da variação da abundância de vegetação em função do clima. Dessa forma, sistemas aluviais anteriores à evolução da vegetação terrestre representam um grande desafio e necessitam de modelos de fácies próprios, pois não apresentam a mesma correlação entre clima e arquitetura deposicional dos sistemas recentes, o que prejudica interpretações sobre a evolução estratigráfica das sucessões em função de controles externos. O presente projeto pretende contribuir para o estabelecimento de modelos de fácies e critérios de interpretação da evolução estratigráfica de sucessões aluviais anteriores à evolução da vegetação continental. Para tanto serão realizados estudos detalhados de arquitetura deposicional e proveniência de depósitos aluviais Ediacaranos e Cambrianos de duas unidades excepcionalmente bem expostas da Bacia Camaquã (centro-sul do RS). Serão documentadas e interpretadas fácies sedimentares, sucessões de fácies e geometrias de elementos arquiteturais, gerando-se modelos de fácies específicos para cada tipo de depósito encontrado. Esses modelos serão posteriormente comparados aos modelos de fácies vigentes para sistemas aluviais, com especial atenção a particularidades que possam revelar mimetismo de sistemas áridos e semi-áridos atuais por sistemas úmidos antigos. Controles tectônicos e climáticos na evolução estratigráfica desses depósitos (formados em bacia distensional tectonicamente ativa) serão interpretados com base na evolução da relação entre taxas de subsidência e aporte sedimentar. (AU)
Publicações científicas
(6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IELPI, ALESSANDRO;
FRALICK, PHILIP;
VENTRA, DARIO;
GHINASSI, MASSIMILIANO;
LEBEAU, LORRAINE E.;
MARCONATO, ANDRE;
MEEK, ROBERT;
RAINBIRD, ROBERT H.
Fluvial floodplains prior to greening of the continents: Stratigraphic record, geodynamic setting, and modern analogues.
SEDIMENTARY GEOLOGY,
v. 372,
p. 140-172,
OCT 2018.
Citações Web of Science: 9.
JANIKIAN, LILIANE;
DE ALMEIDA, RENATO PAES;
SANTOS FRAGOSO-CESAR, ANTONIO ROMALINO;
DE SOUZA MARTINS, VERIDIANA TEIXEIRA;
DANTAS, ELTON LUIZ;
TOHVER, ERIC;
MCREATH, IAN;
D'AGRELLA-FILHO, MANOEL SOUZA.
Ages (U-Pb SHRIMP and LA ICPMS) and stratigraphic evolution of the Neoproterozoic volcano-sedimentary successions from the extensional Camaqua Basin, Southern Brazil.
GONDWANA RESEARCH,
v. 21,
n. 2-3, SI,
p. 466-482,
MAR 2012.
Citações Web of Science: 29.