Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de física estatística em geologia

Processo: 09/15942-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2010 - 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Anatoli Iambartsev
Beneficiário:Anatoli Iambartsev
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica estatística  Dinâmica estocástica  Geologia 

Resumo

É conhecido que os modelos da física estatística são aplicadas em geologia modelando seismicity e predição de terremotos. Física esatatística é fonte muita rica de modelos que podem descrever fenômenos geologicos com vários graus de detalhamento. Nós propomos usar dinâmica estocástica de particulas interagentes como a ferramenta principal na modelagem de processos geológicos. Neste projeto nos planejamos investigar as propriedades de dinâmica estocástica de muitas particulas interagentes que demonstram uma similaridade ao prosessos geologicos reais. Uma característica principal dessas dinâmicas estocásticas é irreversibilidade. Essa área é bem menos desenvolvida de que a teoria de dinamicas estocásticas reversíveis. Mencionada dificuldade é a causa que nos leva aos estudos numéricos como o método principal do investigação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERTSIK, V. M. Asymptotic Independence for Stationary State of Mean Field Markov Process. Markov Processes and Related Fields, v. 20, n. 2, p. 375-380, 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.