Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da eficácia e da imunogenicidade de esquemas alternativos de vacinação contra a influenza em receptores de TCTH

Processo: 08/00282-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2008 - 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Clarisse Martins Machado
Beneficiário:Clarisse Martins Machado
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/00622-6 - Estudo da eficácia e da imunogenicidade de esquemas alternativos de vacinação contra a influenza em receptores de TCTH, BP.TT
Assunto(s):Influenza  Doenças transmissíveis  Vacinação  Reação em cadeia da polimerase em tempo real 

Resumo

Infecção pelo vírus da influenza pode causar significante morbidade e mortalidade em receptores de transplante de células tronco hematopoéticas (TCTH). A melhor estratégia de proteção destes pacientes é a vacinação anual, extensiva aos familiares, doadores, contactuantes domiciliares e profissionais de saúde.Estudo prévio mostrou baixa resposta de anticorpos em pacientes vacinados antes do sexto mês pós-TCTH e a vacina de vírus inativado tem sido recomendada após o sexto mês do transplante. Pacientes antes do sexto mês encontram-se então especialmente vulneráveis à influenza, uma vez que não recebem a vacina pela incapacidade imunológica de responder à vacinação nesse período. O presente estudo propõe comparar o esquema clássico de vacinação (uma dose anual após o sexto mês) com esquemas alternativos de vacinação pré-transplante, do doador ou do receptor, seguidos da vacinação clássica recomendada no pós-TCTH. Os esquemas alternativos buscam avaliar, pela quantificação dos anticorpos inibidores da hemaglutinação, se ocorreu transferência da imunidade (esquema de vacinação do doador) ou se houve o aumento de títulos no receptor pré-transplante (esquema de vacinação do receptor) e se sua persistência em títulos acima de 1:40 oferecerão proteção ao receptor nos primeiros 6 meses após o TCTH. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMBATI, A.; BOAS, L. S. V.; LJUNGMAN, P.; TESTA, L.; DE OLIVEIRA, J. F.; AOUN, M.; COLTURATO, V.; MAEURER, M.; MACHADO, C. M. Evaluation of pretransplant influenza vaccination in hematopoietic SCT: a randomized prospective study. BONE MARROW TRANSPLANTATION, v. 50, n. 6, p. 858-864, JUN 2015. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.