Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia populacional de Olivella minuta (Link, 1807) (Gastropoda, Olividae) na zona entremarés das praias do Araçá e de Barequeçaba, Litoral Norte do Estado de São Paulo

Processo: 09/17585-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2010 - 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Alexander Turra
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/06150-6 - Biologia populacional de Olivella minuta (Link, 1807) (Mollusca, Gastropoda) na praias do Araçá e Barequeçaba, São Sebastião, SP: crescimento, produção secundária e imposex, BP.TT
Assunto(s):Ecologia marinha  Gastropoda  Olivella minuta  São Sebastião (SP) 

Resumo

Olivella minuta é um gastrópode olivídeo comum e abundante em praias do litoral norte do estado de São Paulo. Entretanto, as informações sobre essa espécie, assim como as referentes a outros gastrópodes de praias arenosas da costa brasileira, são escassas e se restringem geralmente a aspectos da distribuição espacial, ocorrência em comunidades, morfologia e sistemática. Estudos ecológicos podem subsidiar o entendimento de possíveis diferenças inter-populacionais quanto a abundância, dieta alimentar, estrutura de tamanho, crescimento, mortalidade e reprodução decorrentes de diferentes características físicas das praias. Concomitantemente, o monitoramento desses aspectos ecológicos pode elucidar como as populações são afetadas pela ação antrópica, que se apresenta intensa e diversificada nesse ambiente, além fornecer subsídios para a elaboração de planos de manejo e conservação. Nesse cenário, esse projeto visa realizar um amplo estudo sobre a ecologia de O. minuta em duas praias protegidas do canal de São Sebastião (Araçá e Barequeçaba) com características ambientais e composição da macrofauna distintas. A distribuição espacial de O. minuta será analisada nas duas praias considerando, para tanto, fatores ambientais e bióticos. Análise e comparação da dieta alimentar, alometria e de aspectos da reprodução das duas populações de O. minuta serão realizadas. Parâmetros da dinâmica populacional como crescimento, mortalidade e a expectativa de vida serão estimados, analisados e comparados entre as populações. A utilização de anéis de crescimento dos estatólitos de O. minuta como estruturas indicadoras da idade e do crescimento dos indivíduos será avaliada pela primeira vez para um gastrópode de região tropical. Esse projeto tem ainda como propósito verificar se as fêmeas de O. minuta apresentam imposex. Devido à presença do Porto de São Sebastião e de um Terminal Petrolífero na região, as duas populações de O. minuta estão sujeitas a um risco potencial de desenvolvimento do imposex. Finalmente, a produção secundária e a taxa de renovação das populações de O. minuta serão estimadas fornecendo uma base quantitativa para entender a importância de O. minuta no fluxo de energia das praias do Araçá e de Barequeçaba. Para essas finalidades, amostragens mensais serão realizadas nas duas praias ao longo de um ano, com base em cinco transectos. De cada transecto, 12 amostras serão obtidas com um quadrado de 0,50 m de lado, totalizando 60 amostras/praia/mês. No laboratório a concha dos indivíduos de O. minuta será mensurada em diversos parâmetros morfométricos para o estudo da alometria e do crescimento. Posteriormente, a concha dos indivíduos será quebrada para análise do conteúdo estomacal, do ciclo gametogênico e inspeção de imposex nas fêmeas. Espera-se com esse trabalho realizar uma profunda e diversificada análise sobre populações de uma espécie de praia arenosa, raramente disponível na literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PETRACCO, MARCELO; CAMARGO, RITA MONTEIRO; BERENGUEL, THAYANA AMORIM; PATRICIO DE ARRUDA, NOELLE C. L.; DEL MATTO, LYGIA A.; AMADO, LILIAN LUND; CORBISIER, THAIS NAVAJAS; CASTRO, ITALO BRAGA; TURRA, ALEXANDER. Evaluation of the use of Olivella minuta (Gastropoda, Olividae) and Hastula cinerea (Gastropoda, Terebridae) as TBT sentinels for sandy coastal habitats. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 187, n. 7 JUL 2015. Citações Web of Science: 14.
PETRACCO, MARCELO; CAMARGO, RITA MONTEIRO; TARDELLI, DANIEL TEIXEIRA; TURRA, ALEXANDER. Population biology of the gastropod Olivella minuta (Gastropoda, Olividae) on two sheltered beaches in southeastern Brazil. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 150, n. A, SI, p. 149-156, OCT 5 2014. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.