Busca avançada
Ano de início
Entree

Vulnerabilidade da zona costeira dos estados de São Paulo e Pernambuco: situação atual e projeções para cenários de mudanças climáticas

Processo: 09/52564-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2009 - 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Convênio/Acordo: FACEPE
Pesquisador responsável:Eduardo Siegle
Beneficiário:Eduardo Siegle
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mudança climática  Nível do mar  São Paulo  Pernambuco 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clima De Ondas | Elevacao Do Nivel Do Mar | Morfodinamica | Mudancas Climaticas | Processos Costeiros | Vulnerabilidade Costeira

Resumo

A presente proposta objetiva o estudo da vulnerabilidade da zona costeira dos Estados de São Paulo e Pernambuco relacionada a mudanças nas condições forçantes. Através do estudo do comportamento morfodinâmico atual, será possível fazer projeções de seu comportamento frente a cenários de elevação do nível do mar e mudanças climáticas até o ano de 2100. A abordagem proposta compreende o entendimento dos efeitos de aumento do nível do mar, bem como do aumento na frequência e intensidade de eventos energéticos que atingem a zona costeira de interesse. Esses efeitos são amplamente relacionados à configuração geomorfológica da região de interesse, cujo conhecimento é fundamental na quantificação de projeções para os ambientes em questão. Para a abordagem do problema, é proposto o estudo de quatro ambientes praiais com características distintas: Ilha Comprida (litoral sul de SP); praia de Massaguaçú (litoral norte de SP); Recife/Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana de Recife, PE) e Praia do Paiva/ltapuama (ao sul de Recife, PE). O projeto propõe a análise de dados disponíveis, experimentos de campo sem precedentes no litoral brasileiro para a coleta de dados in situ e a aplicação de um modelo numérico complexo para o entendimento da dinâmica das diferentes praias estudadas, na situação atual, e com condições de contorno projetadas ao longo do século XXI. Desta forma, pretende-se abordar o problema em escalas de curto período (menor que um ciclo de maré, até escalas de uma tempestade, por exemplo - através dos dados medidos e dos experimentos numéricos), até médio período (décadas - através das condições de contorno projetadas e a aplicação do modelo numérico). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUSA, PAULO H. G. O.; SIEGLE, EDUARDO; TESSLER, MOYSES GONSALEZ. Vulnerability assessment of Massaguacu Beach (SE Brazil). OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 77, n. SI, p. 24-30, . (09/52564-0)
SOUSA, PAULO H. G. O.; SIEGLE, EDUARDO; TESSLER, MOYSES GONSALEZ. Vulnerability assessment of Massaguacu Beach (SE Brazil). OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 77, p. 7-pg., . (09/52564-0)
SILVA, FILIPE GALIFORNI; GOMES DE OLIVEIRA SOUSA, PAULO HENRIQUE; SIEGLE, EDUARDO. Longshore transport gradients and erosion processes along the Ilha Comprida (Brazil) beach system. OCEAN DYNAMICS, v. 66, n. 6-7, p. 853-865, . (09/52564-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: