Resumo
O estudo proposto constitui uma base para a compreensão do nível de contaminação por metais e semimetais no canal da Bertioga (SP) em conjunto com a evolução sedimentar recente. Os despejos de resíduos industriais, na região da Baixada Santista, vêm se constituindo, ao longo das últimas décadas, uma das principais fontes de contaminação das águas do estuário santista. Desta forma, a compreensão da importância desta contaminação e do equacionamento das questões ambientais relativas à área, no que diz respeito à forma de contaminação dos sedimentos, sua distribuição espacial e temporal, é condição necessária para o planejamento de uso e ocupação do espaço costeiro. Para a execução deste trabalho será realizado primeiramente um levantamento sísmico para a determinação espaço/temporal das camadas sedimentares recentes. O trabalho consistirá da coleta de testemunhos ao longo do canal. Esses serão fatiados, a cada 1 ou 2 cm e as amostras analisadas quanto as características químicas (teores de metais, semimetais, carbono, nitrogênio e carbonato biodetrítico entre outros) e as suas características físicas (granulometria e susceptibilidade magnética). Serão feitas datações, utilizando os radionuclídeos 210Pb (t1/2 = 22,3 a) e 137Cs (t1/2 = 30 a), os quais possibilitarão a identificação dos estratos com as concentrações de metais pesados equivalentes ao período prévio à industrialização da Baixada Santista, assim como, permitirão a obtenção das taxas de sedimentação recentes, nos diversos do canal da Bertioga, e suas implicações com o processo atual de deposição na área. (AU)
Publicações científicas
(8)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MI KIM, BIANCA SUNG;
FRIEDMANN ANGELI, JOSE LOURENCO;
DE LIMA FERREIRA, PAULO ALVES;
SARTORETTO, JULIE ROSEMBERG;
MIYOSHI, CAROLINA;
DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVICH;
LOPES FIGUEIRA, RUBENS CESAR.
Use of a chemometric tool to establish the regional background and assess trace metal enrichment at Baixada Santista - southeastern Brazil.
Chemosphere,
v. 166,
p. 372-379,
JAN 2017.
Citações Web of Science: 7.
DE LIMA FERREIRA, PAULO ALVES;
LOPES FIGUEIRA, RUBENS CESAR;
SIEGLE, EDUARDO;
ASP NETO, NILS EDVIN;
MARTINS, CESAR DE CASTRO;
FRANCA SCHETTINI, CARLOS AUGUSTO;
MACIEL, PABLO MUNIZ;
GARCIA-RODRIGUEZE, FELIPE;
DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH.
Using a cesium-137 (Cs-137) sedimentary fallout record in the South Atlantic Ocean as a supporting tool for defining the Anthropocene.
ANTHROPOCENE,
v. 14,
p. 34-45,
JUN 2016.
Citações Web of Science: 2.
KIM, BIANCA SUNG MI;
SALAROLI, ALEXANDRE BARBOSA;
FERREIRA, PAULO ALVES DE LIMA;
SARTORETTO, JULIE ROSEMBERG;
DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVICH;
LOPES FIGUEIRA, RUBENS CESAR.
Spatial distribution and enrichment assessment of heavy metals in surface sediments from Baixada Santista, Southeastern Brazil.
Marine Pollution Bulletin,
v. 103,
n. 1-2,
p. 333-338,
FEB 15 2016.
Citações Web of Science: 21.
GONCALVES, CRISTINA;
LOPES FIGUEIRA, RUBENS CESAR;
SARTORETTO, JULIE ROSEMBERG;
SALAROLI, ALEXANDRE BARBOSA;
RIBEIRO, ANDREZA PORTELLA;
DE LIMA FERREIRA, PAULO ALVES;
DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH.
RECONSTRUCTION OF HISTORICAL TRENDS IN POTENTIALLY TOXIC ELEMENTS FROM SEDIMENT CORES COLLECTED IN BERTIOGA CHANNEL, SOUTHEASTERN BRAZIL.
Brazilian Journal of Oceanography,
v. 61,
n. 2,
p. 149-160,
APR-JUN 2013.
Citações Web of Science: 10.