Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da função e regulação de genes relacionados à virulência da proteobactéria Pseudomonas aeruginosa

Processo: 09/09211-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2009 - 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Regina Lúcia Baldini
Beneficiário:Regina Lúcia Baldini
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Virulência  Proteobactérias  Pseudomonas aeruginosa  Variação genética  Expressão gênica  Regulação da expressão gênica  Metiltransferases 

Resumo

Pseudomonas aeruginosa é uma proteobactéria do grupo gama, comumente encontrada em solo e água, mas que também pode se comportar como patógeno oportunista, dificilmente combatido com o uso de antibióticos. Em humanos, é uma das principais causas de infecção hospitalar e coloniza os pulmões de portadores de fibrose cística, provocando um quadro acentuado de inflamação, que culmina em falência pulmonar. Além dos aspectos diretamente ligados a patogenicidade, como a secreção, regulação e modo de ação de fatores de virulência, P. aeruginosa tem sido um modelo de pesquisa bastante explorado no que diz respeito a alta resistência intrínseca a antibióticos, em fenômenos ligados a comunicação célula-a-célula, a adesão e formação de biofilmes e em estudos de diversidade e variabilidade genética, bem como expressão gênica e metabolismo. Como objetivo geral, serão caracterizados, em relação a função e expressão, genes e proteínas envolvidos com a patogenicidade de P. aeruginosa, tanto em características peculiares da linhagem PA14 quanto em aspectos conservados em diversas bactérias patogênicas. Este objetivo inclui a caracterização da função da metiltransferase putativa KerV e sua relação com a percepção de quorum e a produção de fatores de virulência; a busca por interações entre proteínas codificadas por genes conservados em ilhas genômicas; o aprofundamento do estudo da regulação da expressão de genes presentes numa ilha de patogenicidade da linhagem PA14, bem como definidos alvos da fosfodiesterade de diguanilato cíclico PvrR. Serão utilizadas estratégias genéticas, bioquímicas e de biologia molecular, já implementadas em nosso grupo. Os objetivos parciais já se encontram em andamento, em diferentes fases, e são desdobramentos de um auxílio Jovem Pesquisador, em vigência até julho de 2009. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAIHAMI, GILBERTO HIDEO; FOGACA DE ALMEIDA, JOSE ROBERTO; DOS SANTOS, SUELEN SILVANA; SOARES NETTO, LUIS EDUARDO; DE ALMEIDA, SANDRA ROGERIO; BALDINI, REGINA LUCIA. Involvement of a 1-Cys Peroxiredoxin in Bacterial Virulence. PLOS PATHOGENS, v. 10, n. 10 OCT 2014. Citações Web of Science: 22.
NICASTRO, GIANLUCCA G.; KAIHAMI, GILBERTO H.; PEREIRA, THAYS O.; MEIRELES, DIOGO A.; GROLEAU, MARIE-CHRISTINE; DEZIEL, ERIC; BALDINI, REGINA L. Cyclic-di-GMP levels affect Pseudomonas aeruginosa fitness in the presence of imipenem. ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY, v. 16, n. 5, p. 1321-1333, MAY 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.