Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização funcional de novas proteínas de Saccharomyces cerevisiae envolvidas em processamento de RNA: papel de Nop8p e kr071p na maturação do pre-60s

Processo: 07/57096-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2008 - 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carla Columbano de Oliveira
Beneficiário:Carla Columbano de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saccharomyces cerevisiae  Processamento de RNA  Expressão gênica  Eucariotos  Ribossomos 

Resumo

Em eucariotos, todos os tipos de RNA passam por várias etapas de processamento para sua maturação e a eficiência dessas etapas tem um efeito direto no controle de expressão gênica. Todas essas etapas envolvem interações específicas proteína-proteína e RNA-proteínas que vão determinar a eficiência e o tempo de tradução dos mRNAs e, portanto, são essenciais para o controle de expressão gênica. Da biogênese de ribossomos participam os rRNAs, proteínas ribossomais, snoRNPs e vários outros fatores (em um número estimado em 200 fatores em levedura). Em nosso laboratório, realizamos vários estudos para a identificação de fatores envolvidos em processamento de RNA ribossomal que nos levaram à caracterização funcional de novas proteínas de Saccharomyces cerevisiae que participam dessa via. Este trabalho teve como objetivo a continuação daqueles estudos e a caracterização funcional das proteínas de S. cerevisiae, Sdo1p, que é possivelmente um fator regulador do exossomo (Luz et al., 2009; Luz et al., 2010; de Oliveira et al., 2010); Nop8p, que interage com Nip7p e cuja depleção leva à inibição de etapas tardias do processamento de rRNA (Santos et al., em preparação); Dre2p, uma proteína essencial em levedura que interage com Nopl7p (Goldfeder et al., em preparação); análise funcional e estrutural de Pa1135, uma proteína que liga RNA e é codificada por um gene localizado no operon da subunidade Rpp30 da RNase P na archaea Pyrococcus abissi (Luz et al., 2010). A caracterização funcional dessas proteínas e a identificação dos fatores com os quais elas interagem contribuirão para a elucidação das etapas de biogênese de ribossomos e de controle pós-transcricional de expressão gênica, não só em levedura, mas também em humanos, uma vez que são conservadas evolutivamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOLDFEDER, MAURICIO B.; OLIVEIRA, CARLA C. Utp25p, a nucleolar Saccharomyces cerevisiae protein, interacts with U3 snoRNP subunits and affects processing of the 35S pre-rRNA. FEBS Journal, v. 277, n. 13, p. 2838-2852, JUL 2010. Citações Web of Science: 17.
LUZ, JULIANA S.; RAMOS, CELSO R. R.; SANTOS, MARCIA C. T.; COLTRI, PATRICIA P.; PALHANO, FERNANDO L.; FOGUEL, DEBORA; ZANCHIN, NILSON I. T.; OLIVEIRA, CARLA C. Identification of archaeal proteins that affect the exosome function in vitro. BMC BIOCHEMISTRY, v. 11, MAY 27 2010. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.