Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia de diferentes niveis de cymbopogon citratus (d.c.)stapf sobre o perfil de acidos graxos e sabor do leite de cabras saanen relacao: estresse versus qualidade do leite.

Processo: 07/54461-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2008 - 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:João Alberto Negrão
Beneficiário:João Alberto Negrão
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade do leite  Hormônios  Estresse  Leite 

Resumo

O leite de cabra é um produto de elevado valor nutricional devido à sua maior digestibilidade e característica dietética. Por essa razão, tem sido recomendado na alimentação de crianças, adultos e idosos alérgicos ou sensíveis ao leite de vaca. As características sensoriais do leite de cabra como odor e sabor acentuados, muitas vezes são consideradas desagradáveis ao consumo de leite, tornando-se fator de recusa. A alimentação tem sido um fator preponderante na manipulação dos componentes do leite, principalmente com relação ao perfil lipídico, o qual implica diretamente no seu sabor e odor. Alguns trabalhos sobre o capim-limão têm sugerido que este alimento pode promover alterações na qualidade do leite interferindo significativamente no seu sabor. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral avaliar os níveis de capim-limão (Cymbopogon citratus sobre as características sensoriais e físico-químicas do leite de cabras (Fase I). Os animais serão submetidos a um desafio que altera o metabolismo lipídico (Fase II: estresse fisiológico via administração de ACTH). (AU)