Busca avançada
Ano de início
Entree

Meios granulares, magnetismo e aplicações no laboratório de ensino

Processo: 09/16899-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2010 - 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Juan López Linares
Beneficiário:Juan López Linares
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais granulares  Magnetismo  Escoamento  Indústria de alimentos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escoamento de meios granulares | laboratorio de ensino | Magnetismo | Meios granulares | Separação e Mistura de Grãos | Meios Granulares

Resumo

Visando entender as diferenças entre as propriedades estáticas e dinâmicas dos materiais granulares e dos líquidos, propomos realizar experimentos usando água e grãos de interesse na industria de alimentos, como arroz e açúcar. Os experimentos são pensados para que possam ser desenvolvidos com facilidade na sala de aula ou num laboratório de ensino. Nos últimos anos houve um grande aumento de atividade experimental e teórica no estudo das propriedades dos materiais granulares. Vários fenômenos estáticos, como a distribuição de pressões no interior de um silo, e dinâmicos, como o chamado "Brazil Nut Problem", necessitam de uma melhor compreensão. Seguiremos a metodologia de tentar comparar um conjunto de grãos com fluidos. Também pretendemos usar partículas ferromagnéticas para entender a influencia de forças internas atrativas no fluxo de grãos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
J. LÓPEZ; I.M. PASTORELLO; A.I.C. ARCE. Uma barreira vertical pode aumentar a vazão de grãos de arroz de um cilindro com furo no fundo?. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 1-7, . (09/16899-7)
JUAN LOPEZ LINARES; I.M. PASTORELLO; A.I.C. ARCE. Vazão de grãos em um silo cilíndrico: uma atividade experimental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, p. 1-4, . (09/16899-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.