Busca avançada
Ano de início
Entree

O hormônio folículo estimulante e a via da óxido nítrico sintase na maturação de oócitos bovinos

Resumo

O óxido nítrico (NO) é um mensageiro químico gerado pela atividade da enzima óxido nítrico sintase (NOS) a qual foi detectada em vários órgãos incluído os do sistema reprodutor. O sistema NOS/NO parece desempenhar papel importante na maturação oocitária entre outras funções. No entanto, apesar das evidências, há poucos estudos sobre o papel desse sistema em oócitos da espécie bovina. Sabe-se que o NO atua pela via da guanilato ciclase (GC) estimulando a produção do nucleotídeo GMPc, que por sua vez é capaz de influenciar os níveis de outro nucleotídeo (AMPc) via fosfodiesterases (PDE). O AMPc é um importante elemento da via de sinalização do FSH nos complexos cumulus-oócitos e no controle da maturação oocitária. O objetivo do presente projeto é de investigar a influência do FSH na via do NOS/NO e seus componentes em oócitos bovinos maturados in vitro. Para tanto, complexos cumulus-oócito (CCO) serão maturados in vitro por 24h na presença e ausência de FSH. Em algumas análises, os COC serão separados em oócitos (OO) e suas respectivas CC. As amostras serão avaliadas em relação a: 1) atividade de NOS; 2)produção de NO; 3) níveis de GMPc; 4) níveis de AMPc; 5) abundância relativa de RNAm de NOS2, NOS3, GC, PKG, AC, PKA, PDE3, PDE4 e PDE5 (OO e OD); 6) expressão das proteínas NOS2, NOS3 e MAPK fosforilada (OO e OD). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANCELLOTTI SCHWARZ, KATIA R.; LISBOA PIRES, PEDRO R.; MESQUITA, LIGIA GARCIA; CHIARATTI, MARCOS R.; VERDE LEAL, CLAUDIA LIMA. Effect of nitric oxide on the cyclic guanosine monophosphate (cGMP) pathway during meiosis resumption in bovine oocytes. Theriogenology, v. 81, n. 4, p. 556-564, MAR 1 2014. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.