Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de rotas biossintéticas de produtos naturais marinhos. II. metabólitos secundários de fungos marinhos do gênero Penicillium

Processo: 09/51199-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2009 - 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fungos  Biossíntese  Metabolismo secundário 

Resumo

No presente projeto é proposta a investigação experimental de rotas de biossíntese propostas para a formação dos alcalóides oxalina e meleagrina isolados do fungo Penicillium oxalicum, de dois policetídeos isolados do fungo Penicillium citrinum e de um cromano isolado do fungo Penicillium steckii, todos fungos obtidos do ambiente marinho. Serão realizados experimentos de incorporação de diferentes precursores marcados com 13C (aminioácidos e ácidos carboxílicos). Serão realizadas diferentes análises por RMN-13C e espectrometria de massas de alta resolução, objetivando-se determinar a posição de incorporação dos precursores marcados, bem como a taxa de incorporação destes precursores. Desta maneira, pretende-se determinar as rotas de biossínteses dos compostos a serem investigados neste projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMMINGER, STELAMAR; PIMENTA, ELI F.; NASCIMENTO, EDUARDO S.; FERREIRA, ANTONIO G.; BERLINCK, ROBERTO G. S. Biosynthesis of Two Dihydropyrrole-Polyketides from a Marine-Derived Penicillium citrinum. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 23, n. 10, p. 1783-1788, OCT 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.