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Efeito "país de origem" na comercialização de carne bovina e frutas frescas brasileiras em mercados externos selecionados

Processo: 09/17350-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Fabiana Gondim Mariutti ; Fernanda de Tavares Canto Guina ; Isadora Bacha Lopes
Assunto(s):Marketing  Exportação  Carnes e derivados  Frutas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | efeito país de origem | Estratégias de diferenciação | Imagem de país | Marketing

Resumo

A obtenção de uma vantagem competitiva envolve a posse de uma característica única que não pode ser adquirida ou copiada pelos concorrentes. Um atributo que oferece o potencial para conferir uma vantagem competitiva é a imagem do país de origem dos produtos, um componente emocional e intangível que pode afetar as decisões dos consumidores. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa busca alcançar o seguinte objetivo: identificar o impacto da imagem do Brasil na comercialização de carne bovina e frutas frescas brasileiras nos mercados externos. Um importante objetivo secundário é a elaboração de um instrumento de medida do impacto da imagem do país nas avaliações dos produtos. Este estudo caracteriza-se por ser exploratório e descritivo. Na etapa exploratória, serão empregados os levantamentos em fontes secundárias e pesquisas com especialistas (empresários, membros do governo e pesquisadores acadêmicos da área de negócios e relações internacionais). Na etapa descritiva, será usado o levantamento de campo, sendo analisadas as estratégias de marketing de empresas brasileiras que comercializam os produtos citados no exterior e avaliações de consumidores estrangeiros sobre a imagem do Brasil. A coleta dos dados da etapa descritiva será feita via questionários auto-administrados, coletados pessoalmente ou enviados por correio eletrônico para consumidores estrangeiros dos produtos brasileiros selecionados. O presente projeto de pesquisa prevê a conclusão dos trabalhos em 24 meses, sendo acompanhado por alunos de graduação e pós-graduação. Será formado um grupo de pesquisa sobre imagem de países e estratégias internacionais na FEA-RP, visando aprofundar e ampliar os estudos dessas áreas no Brasil. (AU)

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