Busca avançada
Ano de início
Entree

Vivências de mulheres vítimas de violência sexual que solicitaram interrupção legal da gestação no CAISM/UNICAMP

Processo: 09/18226-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2010 - 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Arlete Maria dos Santos Fernandes
Beneficiário:Arlete Maria dos Santos Fernandes
Instituição-sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aborto legal  Delitos sexuais  Tocoginecologia 

Resumo

Introdução: O Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM- UNICAMP) dispõe de programa de atendimento para mulheres vitimas de violência sexual. Uma parte deste trata da atenção às mulheres que solicitam o aborto previsto em lei, por gestações resultantes de estupro. Nesses quatorze anos de programa foram atendidas cerca de 120 solicitações, mas não temos estudos a respeito de como as mulheres vivenciaram este processo e como ele impactou suas vidas. A literatura indica conseqüências psicológicas do abortamento, entre elas, depressão, psicose e síndrome do estresse pós-traumático. Objetivos: Investigar as vivências de mulheres que sofreram violência sexual, engravidaram em conseqüência desta violência e solicitaram aborto legal no SERVIÇO, em relação à tomada de decisão, resultado da solicitação e retomada de vida após a experiência vivida nesse processo. Métodos: Estudo exploratório, qualitativo, através de entrevistas semi-estruturadas. O número de participantes não será definido estatisticamente, será composto de amostra proposital e o critério de saturação da informação obtida. As entrevistas semi-estruturadas serão gravadas e transcritas. Os textos serão inseridos no computador utilizando o programa The Ethnograph V. 5.0, que permitirá reformatá-los, e serão identificadas as unidades de significado referentes às vivências das mulheres em relação ao pedido de interrupção legal. Será proposto esquema de categorias, cada qual subdividida em códigos, que serão separados em conjunto e analisados com auxilio do programa e, posteriormente, realizar-se-á análise do conteúdo com base no contexto e na literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINA LEME MACHADO; ARLETE MARIA DOS SANTOS FERNANDES; MARIA JOSÉ DUARTE OSIS; MARIA YOLANDA MAKUCH. Gravidez após violência sexual: vivências de mulheres em busca da interrupção legal. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 2, p. 345-353, Fev. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.