Busca avançada
Ano de início
Entree

O climatério em pacientes transplantadas hepáticas

Processo: 08/09726-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2009 - 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Aarão Mendes Pinto Neto
Beneficiário:Aarão Mendes Pinto Neto
Instituição-sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Clínica médica  Ginecologia  Climatério  Menopausa  Transplante de fígado  Mulheres 

Resumo

A sobrevida dos pacientes transplantados hepáticos tem aumentado nos últimos anos. Por conseqüência há um aumento no número de mulheres transplantadas hepáticas climatéricas. Objetivos: Avaliar os sintomas do climatério, o perfil hormonal e metabólico, o aspecto ecográfico ovariano, a densidade mineral óssea, e a qualidade de vida em mulheres transplantadas hepáticas. Sujeitos e Métodos: será realizado estudo de corte-transversal em aproximadamente trinta mulheres com transplante de fígado em acompanhamento no Ambulatório da Unidade de Transplante Hepático da Unicamp comparadas com mulheres que não foram submetidas a transplante hepático acompanhadas no Ambulatório de Menopausa da Unicamp. Os sintomas serão avaliados pelo índice do Menopause Rating Scale (MRS). A avaliação do trofismo genital será realizada pela avaliação da citologia hormonal da secreção vaginal e pelo score de saúde vaginal. Serão realizadas dosagens hormonais e metabólicas, além de densitometria óssea. Também será realizada ecografia transvaginal para aferição do volume ovariano e contagem de folículos antrais. A avaliação da qualidade de vida será realizada através do World Health Organization Quality of Life Questionnaire (WHOQOL-bref). O atendimento ginecológico e a seleção das mulheres para comparação serão realizados no ambulatório de menopausa do CAISM - Unicamp. Análise estatística: Para avaliar entre os grupos os sintomas da menopausa, a qualidade de vida, o score de saúde vaginal, o perfil metabólico, os níveis hormonais, volume ovariano e contagem de folículos antrais será utilizado o teste t de Student, quando as variáveis apresentarem distribuição normal. Se a suposição de normalidade não for verificada, então será utilizado o teste de Mann-Whitney. A associação entre densidade mineral óssea e citologia hormonal vaginal com os grupos será verificada através do teste Qui-quadrado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZ FRANCISCO BACCARO; ILKA DE FÁTIMA BOIN; LÚCIA COSTA-PAIVA; AARÃO MENDES PINTO-NETO. Quality of life and menopausal symptoms in women with liver transplants. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 35, n. 3, p. -, Mar. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.