Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do uso de vernizes com alta e baixa concentração de fluoreto suplementado com trimetafosfato sobre a erosão e abrasão do esmalte dentário bovino: estudo in vitro

Processo: 09/16374-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2010 - 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Alberto Carlos Botazzo Delbem
Beneficiário:Alberto Carlos Botazzo Delbem
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Esmalte dentário  Fluoretos tópicos  Abrasão dentária  Erosão dentária 

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar in vitro a ação de vernizes com alta e baixa concentração de fluoretos e suplementado com trimetafosfato sobre a erosão associada ou não a abrasão. Após o polimento 360 blocos de esmalte bovino (4x4mm) serão selecionados através da microdureza de superfície (SMH inicial). Em seguida serão divididos em 12 grupos (n=30) de acordo com o número de dias de tratamento (3 ou 5 dias) e o tipo de verniz a ser utilizado: placebo (sem flúor), verniz NaF 5%, verniz NaF 2,5%, verniz NaF 2,5% TMP 3%, verniz NaF 2,5% TMP 5%, verniz NaF 2,5% TMP 10%. Os blocos sofrerão uma única aplicação de verniz, em uma fina camada usando um microbrush, no primeiro dia do estudo. Metade dos blocos (n=180) sofrerá um tratamento por 3 dias, a outra metade (n=180) sofrerá um tratamento por 5 dias. Estes permanecerão em saliva artificial, a 37°C durante a noite que antecede o início do estudo, bem como antes e após os tratamentos. Os blocos serão submetidos ao desafio ácido com Sprite Zero® por 5 minutos 4 vezes ao dia por um período de 3 dias e 5 dias. Somente os blocos que serão submetidos ao processo de abrasão através escovação mecânica realizada na máquina MSEt (Máquina de Simulação de Escovação), com velocidade de 5 movimentos por segundo por 15 segundos em slurry de dentifrício placebo. A análise estatística será aplicada considerando como fatores de variação os vernizes experimentais, os dias do tratamento e o tipo de desafio erosivo (erosão e erosão/abrasão), e como variável os valores de dureza de superfície antes dos desafios, porcentagem de perda de dureza de superfície (%SMHC) e desgaste da superfície do esmalte (µm). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANARELLI, MICHELE MAURICIO; MORETTO, MARCELO JULIANO; SASSAKI, KIKUE TAKEBAYASHI; RODRIGUES MARTINHON, CLEIDE CRISTINA; PESSAN, JULIANO PELIM; BOTAZZO DELBEM, ALBERTO CARLOS. Effect of fluoride varnish supplemented with sodium trimetaphosphate on enamel erosion and abrasion. AMERICAN JOURNAL OF DENTISTRY, v. 26, n. 6, p. 307-312, DEC 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.