Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das respostas biológicas envolvidas no metabolismo ósseo em ratos espontaneamente hipertensos (shr) não tratados e tratados com losartan: estudo imunoistoquímico e histomorfométrico

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica é um dos principais problemas de saúde da população devido a sua alta prevalência. Indivíduos hipertensos apresentam metabolismo anormal de cálcio resultando em concentrações inferiores desse mineral, de vitamina D, magnésio e altas concentrações de hormônio da paratireóide (PTH), podendo levar a uma menor qualidade do tecido ósseo num paciente hipertenso, reduzindo a capacidade de formação óssea em situações como o reparo do alvéolo dental após a extração. O losartan consiste em um medicamento anti-hipertensivo que tem sido utilizado como terapêutica para grande parte dos pacientes portadores da hipertensão arterial sistêmica.Portanto, o presente projeto tem como objetivo: avaliar as respostas biolológicas envolvidas no processo de reparo ósseo após a exodontia e após a realização de enxertos ósseos no modelo de ratos espontaneamente hipertensos que receberam ou não o tratamento com o losartan. Os animais a serem utilizados serão divididos em 4 grupos experimentais: ratos controle, ratos espontaneamente hipertensos, ratos controle tratados com losartan e ratos espontaneamente hipertensos e tratados com losartan. Os animais serão submetidos às cirurgias de exodontia do incisivo superior direito ou à cirurgia de enxerto ósseo retirado da calota craniana e fixado na região mandibular. Os perídos experimentais serão de 7, 14 e 28 dias após a realização das cirurgias.As avaliações serão realizadas através de análise histométrica de cortes incluídos em parafina e corados com hematoxilina e eosina. Outra forma de análise será através de reações imunoistoquímicas com objetivo de avaliar as imunomarcações de proteínas da matriz óssea envolvidas com as respostas de formação e reabsorção óssea nos cortes também incluídos em parafinaOs resultados a serem obtidos serão submetidos á análise estatística, estabelecendo-se comparações entre os diferentes períodos experimentais, bem como entre os diferentes grupos experimentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GEALH, WALTER CRISTIANO; SILVA PEREIRA, CASSIANO COSTA; LUVIZUTO, ELOA RODRIGUES; GARCIA-JUNIOR, IDELMO RANGEL; ANTONIALI, CRISTINA; OKAMOTO, ROBERTA. Healing Process of Autogenous Bone Graft in Spontaneously Hypertensive Rats Treated With Losartan: An Immunohistochemical and Histomorphometric Study. JOURNAL OF ORAL AND MAXILLOFACIAL SURGERY, v. 72, n. 12, p. 2569-2581, DEC 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.