Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo in vivo empregando-se implantes de Ticp com diferentes superfícies: modificadas por ataque ácido, laser sem e com recobrimento de hidroxiapatita e com silicato de sódio

Processo: 08/01613-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2008 - 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Eduardo Hochuli Vieira
Beneficiário:Eduardo Hochuli Vieira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Ósseointegração  Implantes dentários  Biomateriais  Titânio  Imuno-histoquímica 

Resumo

O sucesso da reabilitação com implantes osseointegráveis é dependente de vários fatores, destacando-se as características físico-químicas da superfície do implante, que interferem nas respostas biológicas e conseqüente reparo ósseo da interface osso/implante. O propósito deste estudo será avaliar as superfícies de implantes de titânio modificadas por feixe de laser (SL) sem e com deposição de HA pelo método biomimético, sem (SHAB-ST) ou com tratamento térmico (SHAB-TT) e modificadas por tratamento com silicato de sódio (SS), comparando-as com implantes de superfície usinada (SU) e com implantes de superfície modificada por ataque ácido (SA). Serão utilizados 180 implantes de hexágono externo (3,75mm x 10mm), instalados em 60 coelhos. Os períodos de eutanásia serão de 30, 60 e 120 dias e em seguida, será realizado o teste de torque-reverso dos implantes de 5 animais de cada período. As amostras teciduais serão submetidas ao processamento imunoistoquímico para a análise das proteínas Cbfa1, osteoprotegerina (OPG), RANKL, osteocalcina (OC), osteopontina (OPN) e fosfatase alcalina. As tíbias dos outros 5 animais por período serão incluídas em resina, desgastadas e coradas com vermelho de alizarina e azul de Stevenel para análise histométrica. As superfícies dos implantes serão analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por espectroscopia de energia dispersiva de raios X (EDS), pré e pós-implantação nas tíbias. Os valores obtidos pelas análises biomecânica, imunoistoquímica e histométrica serão submetidos à análise estatística(±=0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUEIROZ, THALLITA P.; SOUZA, FRANCISLEY A.; GUASTALDI, ANTONIO C.; MARGONAR, ROGERIO; GARCIA-JUNIOR, IDELMO R.; HOCHULI-VIEIRA, EDUARDO. Commercially pure titanium implants with surfaces modified by laser beam with and without chemical deposition of apatite. Biomechanical and topographical analysis in rabbits. Clinical Oral Implants Research, v. 24, n. 8, p. 896-903, AUG 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.