Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito citotóxico trans-amelodentinario de um gel clareador com 35% de peróxido de hidrogênio aplicado sobre dentes restaurados ou não com resina composta

Resumo

Objetivo: Avaliar o possível efeito citotóxico trans-amelodentinário de componentes de um agente clareador com 35% de peróxido de hidrogênio (H2O2) aplicado sobre dentes bovinos com ou sem presença de cavidade restaurada com resina composta, submetidos ou não ao envelhecimento em solução aquosa associado à termociclagem. Material e método: Após a confecção de discos de esmalte/dentina obtidos de incisivos bovinos, preparos cavitários serão confeccionados em parte dos espécimes, os quais serão submetidos à restauração adesiva com sistema adesivo auto-condicionante (Adper SE Plus, 3M ESPE) e resina composta (Filtek™ Z350, 3M ESPE). Os discos serão armazenados em solução aquosa por 24 horas ou 6 meses. Os discos serão posicionados em câmaras pulpares artificiais e distribuídos, de acordo com o tratamento proposto: dentes sem restauração e armazenados durante 24 horas submetidos ou não ao procedimento clareador; dentes sem restauração e armazenados durante 6 meses submetidos ou não ao procedimento clareador; dentes restaurados com resina composta e armazenados durante 24 horas submetidos ou não ao procedimento clareador; dentes restaurados com resina composta e armazenados durante 6 meses submetidos ou não ao procedimento clareador. O agente clareador será aplicado sobre a superfície de esmalte por 15 minutos. Os extratos serão obtidos e aplicados por 1 hora sobre células de linhagem odontoblástica MDPC-23. O metabolismo e a morfologia celular serão analisados através do teste de MTT e por MEV, respectivamente. Também serão realizados o teste de fosfatase alcalina e a quantificação de H2O2. Por fim, a expressão dos genes de citocinas para TNF-α, IL-6, IL-1ß e COX-2 pelas células, será analisada por meio da técnica de PCR em tempo real. Os dados obtidos por todas as análises serão (...) (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, D. G. S.; RIBEIRO, A. P. D.; SACONO, N. T.; COLDEBELLA, C. R.; HEBLING, J.; DE SOUZA COSTA, C. A. Transenamel and transdentinal cytotoxicity of carbamide peroxide bleaching gels on odontoblast-like MDPC-23 cells. International Endodontic Journal, v. 44, n. 2, p. 116-125, FEB 2011. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.