Auxílio à pesquisa 07/58999-2 - Candida, Cárie dentária - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Microbiota cariogenica, fluxo e capacidade tampao salivar de pacientes pediatricos com anemia falciforme.

Processo: 07/58999-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Cristiane Yumi Koga Ito
Beneficiário:Cristiane Yumi Koga Ito
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/00247-0 - Microbiota cariogênica, fluxo e capacidade tampão salivar de pacientes pediátricos com anemia falciforme, BP.TT
Assunto(s):Candida  Cárie dentária  Lactobacillus  Boca  Saliva  Streptococcus mutans 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Candida | Carie | Cavidade Bucal | Lactobacilos | Saliva | Streptococcus Mutans

Resumo

Crianças com diagnóstico de anemia falciforme são submetidas à terapia antibiótica prolongada com penicilina. Estudo anterior demonstrou ausência de isolamento bucal de Streptococcus mutans e menor experiência de cárie. Por outro lado, outro estudo verificou maiores índices CPO-D nestes pacientes. Considerando-se o pequeno número de estudos sobre o assunto e dados inconclusivos, julga-se de grande valia avaliar a microbiota cariogênica e aspectos salivares destes pacientes. Participarão do estudo 40-50 pacientes de ambos os gêneros, com idades entre 4 a 6 anos com anemia falciforme (SS), diagnosticadas clinicamente e por métodos laboratoriais e em tratamento no ambulatório da Disciplina de Hematologia, Departamento de Medicina da UNIFESP. Para o grupo controle pareado serão selecionadas 40-50 crianças saudáveis com perfil semelhante (gênero, idade e condições bucais) ao grupo de estudo. Será realizada coleta de saliva estimulada e avaliação do fluxo salivar e capacidade tampão da saliva. A partir da amostra coletada, será realizada avaliação microbiológica para verificação do número de UFC/ml de saliva de estreptococos do grupo mutans, lactobacilos e leveduras do gênero Candida. As leveduras do gênero Candida serão identificadas pelo método API-20C AUX e C. dubliniensis por métodos moleculares (PCR multiplex). As contagens de microrganismos e testes salivares serão utilizadas para interpretação quanto à atividade de cárie. Será realizado exame clínico por um único examinador para determinação do índice ceo-d/CPO-D. Será aplicado aos responsáveis um questionário sobre ingestão de carboidratos fermentáveis, higiene bucal, escolaridade materna, história médica e dental. Os resultados expressos em valores de UFC/ml serão comparados estatisticamente entre os grupos em estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MATOS, BRUNO MELLO; ABREU RIBEIRO, ZULENE EVELINE; BALDUCCI, IVAN; FIGUEIREDO, MARIA STELLA; BACK-BRITO, GRAZIELLA NUERNBERG; DA MOTA, ADOLFO JOSE; PELLEGRINI BRAGA, JOSEFINA APARECIDA; KOGA-ITO, CRISTIANE YUMI. Oral microbial colonization in children with sickle cell anaemia under long-term prophylaxis with penicillin. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 59, n. 10, p. 1042-1047, . (07/58999-2)