Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vivo da acao do tratamento endodontico sobre endotoxinas e metaloproteinases da matriz (mmp) em canais radiculares com polpa necrosada e avaliacao dos efeitso citotoxicos

Resumo

Os objetivos deste estudo serão: a) avaliar in vivo as quantidades de endotoxinas, MMP-1 e MMP-8 em canais radiculares com polpa necrosada, antes da realização do tratamento; b) avaliar os efeitos do preparo biomecânico utilizando diferentes associações de agentes irrigantes sobre endotoxinas, MMP-1 e MMP-8 em canais radiculares; c) avaliar a ação da medicação intracanal sobre endotoxinas, MMP-1 e MMP-8 em canais radiculares; d) avaliar, durante todo o tratamento endodôntico, a produção de citocinas por macrófagos estimulados pelas amostras coletadas dos canais. Serão selecionados 36 dentes com necrose pulpar e lesão periapical, de diferentes pacientes. Após isolamento absoluto, anti-sepsia e acesso ao canal, será realizada a primeira coleta do conteúdo do canal antes da utilização de substâncias com atividade antimicrobiana. Os terços cervical e médio dos canais serão preparados com auxílio de instrumentos oscilatórios, utilizando como NaOCI 2,5% como irrigante. Para o preparo manual do terço apical, de acordo com associação de agente irrigante, os canais serão divididos em 3 grupos (n=12): G1) NaOCI 2,5% + hidróxido de cálcio (0,14%); G2) NaOCI 2,5% + polimixina B; G3) NaOCI 2,5% (controle). Após preparo biomecânico, será realizada a segunda coleta. Os canais serão inundados com EDTA (3 min) e, após irrigação, será realizada a terceira coleta. Todos os canais receberão como medicação intracanal (MIC) pasta de clorexidina gel 2% + hidróxido de cálcio P.A. por 14 dias. Após este período, os canais serão irrigados e será realizada a quarta e última coleta. Para todas as coletas será realizada quantificação de endotoxinas pelo teste cinético cromogênico do lisado de amebócitos de Limulus (LAL), quantificação de MMP por reação de ELISA e avaliação dos efeitos citotóxicos pela produção de citocinas (IL-b, TNF-a) em cultura de macrófagos. Os resultados serão analisados estatisticamente (ANOVA e teste de Tukey, 5%). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
XAVIER, ANA CLAUDIA C.; MARTINHO, FREDERICO C.; CHUNG, ADRIANA; OLIVEIRA, LUCIANE D.; JORGE, ANTONIO O. C.; VALERA, MARCIA C.; CARVALHO, CLAUDIO A. T. One-Visit Versus Two-Visit Root Canal Treatment: Effectiveness in the Removal of Endotoxins and Cultivable Bacteria. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 39, n. 8, p. 959-964, AUG 2013. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.