Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunolocalização dos marcadores de formação e reabsorção óssea em regeneração óssea guiada em ratas com osteopenia induzida

Resumo

A osteoporose, doença que afeta milhões de pessoas no mundo, caracteriza-se por diminuição da massa óssea, deterioração da estrutura óssea, com decréscimo da força óssea e aumento do risco de fraturas. O estrogênio limita a perda óssea através de seus efeitos sobre a atividade dos osteoblastos e osteoclastos. Um dos principais requisitos para a colocação de implante é o adequado volume de osso alveolar no sítio receptor. Técnicas para promover ganho de tecido ósseo, como a regeneração óssea guiada (ROG) e o enxerto ósseo autógeno (EOA) permitem a colocação de implantes em áreas que não seriam possíveis. Diversos estudos mostram melhores resultados na associação das técnicas da ROG e EOA. Osteocalcina, Osteonectina e Sialoproteína Óssea são proteínas não-colágenas que apresentam diversas funções relacionadas à formação, remodelação e reparo de tecidos mineraíizados de origem colágena. O ligante do receptor ativador do fator nuclear kappap (RANKL) e a Osteoprotegerina (OPG) são citocinas pertencentes à família do fator de necrose tumoral (TNF). O RANKL é o principal mediador da reabsorção óssea osteoclástica. A OPG age como receptor para o RANKL bloqueando assim a reabsorção óssea. A influência da osteoporose pós-menopausa no processo de reparo dos enxertos ósseos autógenos em bloco ainda não é completamente conhecida e explicada, e nesse contexto seria interessante avaliar o comportamento biológico no processo de reparo nessas situações. O objetivo deste estudo será descrever e, se possível, quantificar a expressão dos marcadores de formação óssea Osteocalcina, Osteopontina, Osteonectina e Sialoproteína Óssea, e dos marcadores de reabsorção óssea RANKL e OPG no processo de reparação do enxerto ósseo autógeno em bloco, associado ou não à membrana de PTFE-e, em ratas com osteopenia induzida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TERA, TABATA DE MELLO; NASCIMENTO, RODRIGO DIAS; DO PRADO, RENATA FALCHETE; SANTAMARIA, MAURO PEDRINE; NEVES JARDINI, MARIA APARECIDA. Immunolocalization of markers for bone formation during guided bone regeneration in osteopenic rats. Journal of Applied Oral Science, v. 22, n. 6, p. 541-553, NOV-DEC 2014. Citações Web of Science: 6.
TÁBATA DE MELLO TERA; RENATA FALCHETE DO PRADO; ANDREA CARVALHO DE MARCO; MAURO PEDRINE SANTAMARIA; MARIA APARECIDA NEVES JARDINI. The RANK/ RANKL/ OPG interaction in the repair of autogenous bone grafts in female rats with estrogen deficiency. Brazilian Oral Research, v. 28, n. 1, p. -, 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.