Busca avançada
Ano de início
Entree

Intein PRP8 em fungos patogênicos: aspectos evolutivos e potencial terapêutico

Processo: 10/08829-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Eduardo Bagagli
Beneficiário:Eduardo Bagagli
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados:Cleslei Fernando Zanelli
Assunto(s):Micologia  Fungos patogênicos  Saccharomyces cerevisiae  Onygenales  Inteínas  Zinco  Processamento de proteína 

Resumo

Inteins são sequências codificadoras que ocorrem no meio de alguns genes, constitutivos e são transcritos e traduzidos juntamente com o gene hospedeiro para então catalisarem o próprio splicing protéico, permitindo a conformação funcional da proteína hospedeira. O intein PRP8 ocorre no gene PRP8 em um grande número de espécies fúngicas, incluindo patógenos dos gêneros Paracoccidoides, Blastomyces, Histoplasma, Emmonsia, Aspergillus e Cryptococcus. Devido à importância da proteína Prp8, o intein PRP8 é considerado um importante alvo terapêutico para a avaliação de drogas que possam inibir o seu splicing, inviabilizando assim a função da Prp8 e, portanto, a sobrevivência da célula fúngica. Este projeto objetiva o estudo evolutivo do intein PRP8 em espécies patogênicas da ordem Onygenales, além da criação de um sistema in vivo, em Saccharomyces cerevisiae, para a avaliação de drogas sobre a atividade splicing do intein PRP8. O zinco será testado, como possível controle positivo por sabidamente inibir o splicing dos inteins RecA e DnaE. Uma vez funcional este sistema poderá ser útil para a avaliação de substâncias potencialmente antifúngicas, como extratos e/ou óleos vegetais, por exemplo, em colaboração com outros grupos de pesquisa. Trata-se de uma nova abordagem, que será introduzida no laboratório de biologia de fungos do depto de Microbiologia e Imunologia deste Instituto, contando com a colaboração de pesquisadores estrangeiros e nacionais com reconhecida produção científica na área. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THEODORO, RAQUEL CORDEIRO; TEIXEIRA, MARCUS DE MELO; SOARES FELIPE, MARIA SUELI; DOS SANTOS PADUAN, KARINA; RIBOLLA, PAULO MARTINS; SAN-BLAS, GIOCONDA; BAGAGLI, EDUARDO. Genus Paracoccidioides: Species Recognition and Biogeographic Aspects. PLoS One, v. 7, n. 5 MAY 30 2012. Citações Web of Science: 70.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.