Busca avançada
Ano de início
Entree

Insuficiência cardíaca e vias centrais relacionadas a regulação do volume plasmático

Processo: 09/52547-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2009 - 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Juliana Irani Fratucci de Gobbi
Beneficiário:Juliana Irani Fratucci de Gobbi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Angiotensina II  Sal na dieta  Insuficiência cardíaca 

Resumo

Insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é um problema de saúde pública que vêm crescendo em prevalência no mundo. A excessiva ingestão de sal e líquidos são fatores importantes para deteriorar os sintomas da ICC, favorecendo hospitalizações. Vários fatores neurohumorals estão aumentados na ICC, sendo o de maior destaque o sistema renina-angiotensina II- aldosterona, o principal sistema envolvido no controle da ingestão de água e sódio. Em adição, a ICC parece induzir "mudanças morfológicas nas terminações dos mecanorreceptores cardíacos de baixa pressão. O volume intravascular é monitorado momento a momento por mecanorreceptores cardíacos, e a inflação de um balão na junção da veia cava superior com o átrio direito, associada a uma depleção aguda de líquidos, aumenta a expressão para a proteína c-fos no núcleo parabraquial lateral e bulbo caudo-ventrolateral. Pouco se conhece sobre as vias centrais relacionadas à regulação do volume plasmático numa situação de ICC. Portanto, uma hipótese é que numa situação de ICC em ratos submetidos a uma depleção aguda de líquidos o padrão da expressão para a proteína c-fos poderia ser alterado em núcleos cerebrais. Portanto, os objetivos do presente projeto são verificar: a) em diferentes fases da indução da ICC pelo método de regurgitação aórtica em ratos, o consumo de água e NaCl 1,8% diários, b) a possível alteração da expressão da proteína c-fos em estruturas prosencefálicas, pontinas e bulbares após o tratamento combinando o diurético furosemida associado a baixas doses do inibidor da enzima conversora da angiotensins II, o captopril, e c) as alterações do barorreflexo e quimiorreflexo nestes animais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRATUCCI DE GOBBI, JULIANA IRANI; MIEKO OMOTO, ANA CAROLINA; SIQUEIRA, TAMIRES FERREIRA; MATSUBARA, LUIZ SHIGUETO; ROSCANI, MELIZA GOI; MATSUBARA, BEATRIZ BOJIKIAN. Antidepressant treatment decreases daily salt intake and prevents heart dysfunction following subchronic aortic regurgitation in rats. Physiology & Behavior, v. 144, p. 124-128, MAY 15 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.