Busca avançada
Ano de início
Entree

Organização do genoma de coleópteros escarabaeíneos (Coleoptera, Scarabaeidae, Scarabaeinae) com base na análise de elementos repetitivos de DNA

Processo: 08/02830-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2008 - 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:César Martins
Beneficiário:César Martins
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Genomas  Cromossomos  Citogenética molecular  Evolução  Coleoptera  Família multigênica 

Resumo

A família Scarabaeidae é um grupo cosmopolita e possui aproximadamente 25.000 espécies descritas até o momento. São importantes recicladores da matéria orgânica em diversos ecossistemas tropicais além de serem bons bioindicadores da qualidade ambiental. Apesar da grande diversidade do grupo poucos estudos genéticos têm sido desenvolvidos no mesmo. Menos de 1,7% das espécies registradas foram analisadas citogeneticamente e a maioria das análises se restringe a coloração convencional. Apesar de ser conservada cariotipicamente, apresenta diversas espécies com variações cariotípicas resultantes do processo de diferenciação cromossômica ao longo da evolução do grupo. Em relação às análises com técnicas citogenéticas diferenciais e moleculares, os estudos foram realizados em 60 espécies. A heterocromatina constitutiva (HC) em Scarabaeidae é bastante heterogênea em relação à localização dos blocos e sua composição, sendo necessários estudos mais aprofundados da composição molecular da heterocromatina neste grupo animal. As análises dos sítios de DNAr e RONs foram registrados para 16 espécies. Por outro lado, a descrição de localização e caracterização molecular do DNAr 5S, seqüências transponíveis e das famílias de DNAs satélites não foram realizados até o momento para Scarabaeidae. Dessa forma o presente projeto tem como objetivo caracterizar famílias de DNA repetitivo de espécies representantes dos gêneros Deltochilum e Dichotomius. O desenvolvimento deste projeto permitirá melhor conhecimento quanto aos padrões de organização do DNA repetitivo no genoma de espécies da família Scarabaeidae, possibilitando entender os mecanismos evolutivos que governam a dinâmica destas seqüências no genoma. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, SARAH G.; CABRAL-DE-MELLO, DIOGO C.; MOURA, RITA C.; MARTINS, CESAR. Chromosomal organization and evolutionary history of Mariner transposable elements in Scarabaeinae coleopterans. MOLECULAR CYTOGENETICS, v. 6, NOV 29 2013. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.