Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise isotópica da variabilidade natural do carbono-13 em bebidas de uva (Vitis ssp.) e caju (Anacardium occidentale, L.)

Processo: 09/51661-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2009 - 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Carlos Ducatti
Beneficiário:Carlos Ducatti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Isótopos de carbono  Bebidas  Caju  Uva 

Resumo

O objetivo deste trabalho será desenvolver o método de análise isotópica para a quantificação de carbono originário de fonte C3 em bebidas de uva e caju. Essas bebidas serão produzidas em laboratório, conforme a legislação brasileira. Também serão fabricadas bebidas adulteradas (quantidade insuficiente de suco ou quantidade de açúcar de cana acima do permitido). Nessas bebidas, serão feitas análises de °Brix, pH, acidez titulável, ratio. Para as análises isotópicas será mensurado o enriquecimento isotópico relativo das bebidas de uva e caju bem como das frações (polpa e açúcar purificado extraído das bebidas). Com estes resultados estima-se a quantidade de fonte C3 pela equação da diluição isotópica. Para determinar a legalidade das bebidas comerciais será necessária a criação do limite de legalidade para separar as bebidas que estão de acordo com a legislação brasileira. Os valores da quantificação de fonte C3 acima do limite de legalidade serão considerados legais. Caso estes valores estejam abaixo deste limite, estes produtos serão considerados adulterados conforme as normas brasileiras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO FIGUEIRA; ANDRESSA MILENE PARENTE NOGUEIRA; WALDEMAR GASTONI VENTURINI FILHO; CARLOS DUCATTI; MARTHA MARIA MISCHAN. Análise isotópica (δ13C) e legalidade em suco e polpa de caju. Brazilian Journal of Food Technology, v. 14, n. 4, p. 317-324, Dez. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.