Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do padrao de expressao genica em lesoes gastricas pre-cancerosas associadas a carcinogenese do estomago.

Processo: 07/58661-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2008 - 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Ana Elizabete Silva
Beneficiário:Ana Elizabete Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão de proteínas  Neoplasias gástricas  Helicobacter pylori  Úlcera gástrica  Expressão gênica 

Resumo

A avaliação da expressão gênica, ao nível de RNAm e proteínas, tem sido uma estratégia eficaz para a determinação do padrão de expressão de genes importantes para a estabilidade celular e seu papel durante o processo carcinogênico. Estudos desta natureza têm sido desenvolvidos em diferentes subgrupos de tumores comparando os tecidos neoplásicos e normais para a detecção de genes diferencialmente expressos que possam ser indicados como marcadores moleculares de diagnóstico precoce, prognóstico ou reposta a terapias. Nosso grupo de pesquisa tem desenvolvido alguns estudos para a identificação de alterações genéticas e epigenéticas em lesões gástricas benignas com potencial pré-canceroso que possam estar associadas com maior risco de câncer gástrico. Esta neoplasia é caracterizada por um processo de várias etapas, que tem início com uma gastrite crônica, geralmente associada com a infecção pela bactéria H. pylori, e progride para atrofia gástrica, metaplasia intestinal, displasia e câncer. A úlcera também é uma lesão crônica da mucosa gástrica e pode preceder o processo de carcinogênese do estômago. Devido ao número escasso de estudos sobre expressão gênica em lesões pré-cancerosas, como a metaplasia intestinal e a úlcera, esse trabalho pretende: avaliar a expressão de genes envolvidos na carcinogênese gástrica (hTERT, WT1, HGF, c-MET, COX2, NOS2, TFF1 e k-RAS) ao nível transcricional e protéico em amostras de pacientes com metaplasia intestinal e úlcera gástrica sem história de câncer gástrico, comparar os resultados com as respectivas mucosas normais e com o padrão de expressão observado em adenocarcinoma gástrico. Também se pretende avaliar possíveis associações do padrão de expressão gênica e protéica com a infecção pela H. pylori. O RNA obtido de biópsias destas lesões será submetido à técnica de PCR-real time, para a quantificação dos níveis de RNAm, enquanto as amostras emblocadas em parafina serão preparadas para a técnica de imuno-histoquímica, para avaliar a expressão das proteínas nestes tecidos. Os resultados poderão indicar a expressão diferencial de genes importantes que atuam na regulação do ciclo celular, apoptose e manutenção dos telômeros que possam ser indicados como marcadores moleculares para o diagnóstico precoce desta neoplasia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUARTE, M. C.; BABETO, E.; LEITE, K. R. M.; MIYAZAKI, K.; BORIM, A. A.; RAHAL, P.; SILVA, A. E. Expression of TERT in precancerous gastric lesions compared to gastric cancer. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 44, n. 2, p. 100-104, FEB 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.