Busca avançada
Ano de início
Entree

Applied venom (proteômica aplicada de venenos)

Processo: 07/54865-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2008 - 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Convênio/Acordo: DFG
Pesquisador responsável:Raghuvir Krishnaswamy Arni
Beneficiário:Raghuvir Krishnaswamy Arni
Pesq. responsável no exterior: Christian Betzel
Instituição no exterior: Universität Hamburg (UHH), Alemanha
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/15389-5 - Proteômica aplicada de venenos, BP.TT
Assunto(s):Venenos de origem animal  Serpentes  Proteômica 

Resumo

O projeto objetiva unificar o potencial científico de grupos de pesquisa do Brasil e da Alemanha nas investigações de aspectos estruturais, funcionais, biotecnológicos e farmacológicos de novas proteínas e outras biomoléculas isoladas de insetos, serpentes, aranhas e organismos provenientes da biodiversidade européia e, principalmente, da brasileira. A colaboração aplicará uma sofisticada combinação de "Know-How" e de técnicas analíticas como biologia molecular, bioquímica, cristalografia e espectroscopia. O primeiro alvo será a determinação, de forma detalhada e comparativa, da composição proteômica de venenos selecionados de serpentes européias e brasileiras. Resultados preliminares do grupo alemão mostraram mais de 100 diferentes componentes protéicos nos venenos de serpentes européias, das quais 50% ainda são desconhecidas. Assim, neste projeto, pretende-se isolar e caracterizar funcionalmente e estruturalmente novas proteínas de venenos que possam afetar o sistema hemostático, tanto na via coagulante com fibrinolítica, como na leishmaniose e crescimento de tumores cancerígenos. O conhecimento detalhado da composição dos venenos permitirá a produção de anti-venenos específicos com alta eficiência que poderão ser usados como modelos para o desenho de novos fármacos e na investigação de importantes processos fisiológicos. O grupo brasileiro possui mais de dez anos de experiência nos estudos funcionais e estruturais de toxinas e conta com um grande repertório de artigos publicados, englobando vários protéicos de venenos. O ensino e o treinamento interdisciplinar por parte dos estudantes de doutorado e de jovens cientistas dos grupos brasileiro e alemão serão prioritários, incluindo um programa de intercâmbio de estudantes de doutorado e pós-doutorado, reuniões anuais e workshops. Para aumentar a interatividade entre os grupos, o grupo alemão elaborará uma plataforma de comunicação baseada na internet para os participantes diretos e indiretos do projeto, tais como grupos colaboradores dos grupos principais que também estarão envolvidos no apoio científico e educacional de alunos e cientistas do intercâmbio. O intercâmbio intenso dos últimos anos com o grupo alemão e o contato com outros pesquisadores da área possibilitou a idealização de um livro sobre aspectos estruturais de toxinas; este será uma das metas nesse projeto de intercâmbio com o grupo alemão. O conceito do livro é inovador e, por isso, foi aceito recentemente para publicação pela editora Royal Society of Chemistry, pois envolve a interação de três grupos de cristalografia com tradição em pesquisas com toxinas e uma gama de especialistas de várias áreas da toxinologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GEORGIEVA, DESSISLAVA; MURAKAMI, MARIO; PERBAND, MARKUS; ARNI, RAGHUVIR; BETZEL, CHRISTIAN. The structure of a native L-amino acid oxidase, the major component of the Vipera ammodytes ammodytes venomic, reveals dynamic active site and quaternary structure stabilization by divalent ions. MOLECULAR BIOSYSTEMS, v. 7, n. 2, p. 379-384, 2011. Citações Web of Science: 15.
GEORGIEVA, DESSISLAVA; OEHLER, MICHAELA; SEIFERT, JANA; VON BERGEN, MARTIN; ARNI, RAGHUVIR K.; GENOV, NICOLAY; BETZEL, CHRISTIAN. Snake Venomic of Crotalus durissus terrificus-Correlation with Pharmacological Activities. JOURNAL OF PROTEOME RESEARCH, v. 9, n. 5, p. 2302-2316, MAY 2010. Citações Web of Science: 37.
OEHLER, MICHAELA; GEORGIEVA, DESSISLAVA; SEIFERT, JANA; VON BERGEN, MARTIN; ARNI, RAGHUVIR K.; GENOV, NICOLAY; BETZEL, CHRISTIAN. The Venomics of Bothrops alternatus is a Pool of Acidic Proteins with Predominant Hemorrhagic and Coagulopathic Activities. JOURNAL OF PROTEOME RESEARCH, v. 9, n. 5, p. 2422-2437, MAY 2010. Citações Web of Science: 43.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.