Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da moagem em moinho de bola sobre as características estruturais e físico-químicas dos amidos de mandioca e mandioquinha-salsa

Processo: 10/09942-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2010 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Celia Maria Landi Franco
Beneficiário:Celia Maria Landi Franco
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Moagem  Estrutura  Propriedades físico-químicas  Amido 

Resumo

Amidos com regiões cristalinas menos extensas apresentam diversas aplicações industriais, pois apresentam maior solubilidade em água fria, menor temperatura de gelatinização e maior reatividade. Entre métodos físicos de modificação a moagem em moinho de bolas (ball-milling) destrói gradativamente a ordem cristalina de amidos para alteração de suas propriedades físico-químicas facilitando o acesso da água no interior do grânulo. O tratamento térmico a baixa umidade é um método clássico que consiste no aquecimento do amido com teores de umidade inferiores a 35% e causa modificações fisíco-químicas sem destruir a estrutura do grânulo do amido, através do enfraquecimento das ligações no interior do grânulo, resultando em redução das regiões cristalinas. O objetivo deste projeto será a investigação das alterações físico-químicas provocadas pelo processo de moagem e comparando-as aos resultados obtidos pelo tratamento térmico a baixa umidade em amidos de mandioquinha-salsa e mandioca. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES, JAQUELINE; ALVES, FLORENCE S.; FRANCO, CELIA M. L. Effect of ball milling on structural and physicochemical characteristics of cassava and Peruvian carrot starches. STARCH-STÄRKE, v. 65, n. 3-4, p. 200-209, MAR 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.