Busca avançada
Ano de início
Entree

Clonagem, expressão, purificação e caracterização biofísica da proteína G do vírus sincicial respiratório humano (hRSV) e estudo das interações com potenciais inibidores

Resumo

As infecções respiratórias agudas (IRAs) constituem a principal causa de mortalidade infantil no mundo, e o vírus respiratório sincicial humano (liRSV) é um dos principais agentes etiológicos das IRAs. Este vírus pertencente à família Paramyxoviridae, é envelopado, de simetria helicoidal, cujo genoma é RNA de fita simples não segmentada. A infectividade do vírus está relacionada com suas proteínas de membrana e dentre elas a glicoproteína G, que é responsável pela ligação da membrana viral à célula hospedeira e consequente instalação do vírus. Esta glicoproteína exerce um importante papel como antígeno de reconhecimento, sendo alvo para identificação do RSV através de anticorpos. Existem evidências que esta proteína se liga à regiões contendo glicosaminoglicanos na célula hospedeira, porém ainda não foi descrito um receptor para a proteína G na célula. Para elucidar estes mecanismos de interação, e entender melhor o processo de infectividade viral, propõe-se clonar e expressar os domínios solúveis da região N-terminal (1 a 38 aa) e C-terminal (67 a 298) com 231 aminoácidos da glicoproteína G do HRSV em bactéria BL21A, e purificar a proteína expressa. Após a obtenção da proteína serão realizados ensaios físico-químicos para verificar sua interação com heparina, dextrana e flavonóides. Os fragmentos de interesse terão ainda sua estrutura determinada por Ressonância Magnética Nuclear Homonuclear em solução. O conhecimento da estrutura e do mecanismo de interação desta proteína com os ligantes acima mencionados será de grande importância para elucidar o mecanismo de infectividade viral e possibilitará a proposta de inibidores para o bloqueio da interação vírus/célula, para num passo posterior propor os mecanismos de reconhecimento celular pelo HRSV. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO GARDINASSI, LUIZ GUSTAVO; MARQUES SIMAS, PAULO VITOR; GOMES, DERIANE ELIAS; DO BONFIM, CAROLINE MEASSO; NOGUEIRA, FELIPE CAVASSAN; GARCIA, GUSTAVO ROCHA; APARECIDA CARARETO, CLAUDIA MARCIA; RAHAL, PAULA; DE SOUZA, FATIMA PEREIRA. Diversity and Adaptation of Human Respiratory Syncytial Virus Genotypes Circulating in Two Distinct Communities: Public Hospital and Day Care Center. Viruses-Basel, v. 4, n. 11, p. 2432-2447, NOV 2012. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.