Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise morfológica da terminália masculina de espécies do grupo saltans de Drosophila (Diptera, Drosophilidae) pela microscopia eletrônica de varredura

Processo: 07/07180-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2008 - 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Lilian Madi Ravazzi
Beneficiário:Lilian Madi Ravazzi
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal  Microscopia eletrônica de varredura  Drosophila  Análise de sequência de DNA 

Resumo

O grupo saltans de Drosophila é um dos quatro maiores grupos do subgênero Sophophora e consiste de 21 espécies crípticas. Com base em caracteres morfológicos ele foi subdividido em 5 subgrupos: cordata, elliptica, parasaltans, saltans e sturtevanti. Estudos evolutivos ou da diferenciação genética do grupo saltans têm sido baseados em análises morfológicas, cromossômicas, bioquímicas, do isolamento reprodutivo, da comparação de sequências de genes estruturais e de elementos transponíveis. O principal e mais completo trabalho na área da taxonomia e morfologia do grupo saltans foi realizado por Magalhães (1962). As estruturas da terminália masculina deste grupo são muito complexas e ricas em detalhes, ficando às vezes difícil identificarmos as espécies comparando-as com os esquemas apresentados no trabalho de Magalhães, pois algumas terminálias de espécies diferentes são muito parecidas. Tendo em vista que o reconhecimento correto das espécies é essencial para a realização das pesquisas, no presente projeto pretendemos realizar uma análise detalhada das estruturas da terminália masculina de 10 espécies incluídas nos 5 subgrupos do grupo saltans, com o objetivo de contribuir com uma documentação fotográfica mais informativa e com detalhes morfológicos que ajudem a identificá-las mais facilmente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORGE SOUZA, TIAGO ALVES; NOLL, FERNANDO BARBOSA; MELARA DE CAMPOS BICUDO, HERMIONE ELLY; MADI-RAVAZZI, LILIAN. Scanning Electron Microscopy of Male Terminalia and Its Application to Species Recognition and Phylogenetic Reconstruction in the Drosophila saltans Group. PLoS One, v. 9, n. 6 JUN 10 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.