Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da espermatogênese e do comportamento nucleolar em espécies economicamente importantes da família Pentatomidae (Heteroptera)

Resumo

O objetivo do presente projeto é o de ampliar os conhecimentos citogenéticos referentes às espécies fitófagas da família Pentatomidae (Heteroptera), de grande importância para a agricultura. Serão analisadas a espermatogênese (meiose e espermiogênese) e o comportamento nucleolar durante esta fase. Posteriormente, os dados obtidos para diferentes espécies poderão ser comparados na tentativa de traçar uma filogenia dentro deste grupo. Lâminas dos testículos serão submetidas às colorações com orceína lacto-acética e nitrato de prata, esta última específica para nucléolos e regiões organizadoras do nucléolo. Os Heteroptera possuem algumas peculiaridades que merecem destaque. Seus cromossomos são holocêntricos (sem centrômero localizado), nenhuma estrutura cinetocórica está presente nas células meióticas, a atividade cinética é restrita aos finais dos cromossomos, ou seja, às regiões teloméricas; e a primeira divisão meiótica é reducional para os autossomos e equacional para os cromossomos sexuais. Os mecanismos cromossômicos de determinação do sexo descritos incluem os sistemas XY/XX (74,7% das espécies) e X0/XX (14,8%), e os sitemas múltiplos, originados por fragmentação do cromossomo X e, menos freqüentemente, do cromossomo Y (XnO/XnXn, XnY/XnXn e XYn/XX) (10,3%). Há, ainda, um sistema particular neo-XY. A produção de duas ou mais classes de espermatozóides, com relação ao tamanho, em um mesmo indivíduo, representa uma curiosa exceção do padrão de um único tipo de espermatozóide pequeno. Algumas espécies de Heteroptera da família Pentatomidae apresentam um lobo testicular maior, denominado harlequin, o qual é responsável pela produção de espermatozóides com diversas funções, como fornecer nutrientes para as fêmeas, auxiliar a locomoção dos espermatozóides e remover os espermatozóides estocados na fêmea. Espera-se obter informações citogenéticas sobre um número maior de espécies da família Pentatomidae que permitam não só caracterizá-las, como também tentar estabelecer relação filogenética entre elas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICENTE PEREIRA, LUIS LENIN; CHABOLI ALEVI, KAIO CESAR; URBANIN CASTANHOLE, MARCIA MARIA; FIGUEIREDO MOREIRA, FELIPE FERRAZ; BARBOSA, JULIANNA FREIRES; ITOYAMA, MARY MASSUMI. Cytogenetics Analysis and Testis Morphology of Aquatic Species of the Families Belostomatidae, Gelastocoridae, Gerridae, Notonectidae, and Veliidae (Heteroptera). JOURNAL OF INSECT SCIENCE, v. 15, MAR 22 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.