Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo entre as estruturas reprodutivas de Poaceae e grupos relacionados (Flagellariaceae e Joinvilleaceae)

Processo: 08/50246-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Maria das Graças Sajo
Beneficiário:Maria das Graças Sajo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal  Embriologia vegetal  Poaceae  Filogenia 

Resumo

O conhecimento detalhado dos órgãos reprodutivos das Poaceae e grupos relacionados possibilita compreender as homologias presentes nessas estruturas que, em Poaceae, são frequentemente anômalas quando comparado às de outras monocotiledôneas. Nossos estudos com as Poaceae basais Pharus e Streptochaeta apontaram a ocorrência de caracteres florais nunca antes registrados para a família e que podem representar homologias dentro da ordem (detalhamento abaixo). Pharus e Streptochaeta encontram-se incluídos nas subfamílias basais e divergentes Pharoideaé e Anomochlooideae, respectivamente; esta última também inclui o gênero Anomochloa cujas estruturas reprodutivas são atípicas para a família e de interpretação controversa, como as de Streptochaeta (detalhamento abaixo). Flagellariaceae e Joinvilleaceae integram, junto com Ecdeicoleaceae e Poaceae, o core "Graminiid" de Linder e Rudall (2005), dentro da ordem Poales, e todas elas têm sido reconhecidas como grupo irmão de Poaceae, em diferentes análises filogenéticas (detalhamento abaixo). Dando continuidade aos estudos já realizados sobre a estrutura floral de Poaceae basais e grupos relacionados (detalhamento abaixo), neste presente projeto serão investigadas a anatomia e ontogenia das flores de Anomochloa, Flagellariaceae e Joinvilleaceae com o objetivo de interpretar a organização dessas estruturas num contexto sistemático, levando em conta os estudos moleculares realizados recentemente com Poaceae e Poales. O projeto será desenvolvido no Departamento de Botânica, do IBUNESP-Rio Claro e no Jodrell Laboratory, Kew, com a colaboração da Dra. Paula Rudall com quem eu venho trabalhando, já há algum tempo (ver súmula curricular). Os custos da minha estadia em Kew serão cobertos, em parte, pela "Taxa de Bancada" da minha bolsa de produtividade em pesquisa (CNPq), mas também será solicitado um auxílio da Royal Society, que já subvencionou minha visita de três meses ao Jodrell, em 2007 (ver súmula curricular). Os resultados preliminares deste estudo bem como os já obtidos para outras Poaceae basais serão apresentados no TV International conference on the comparative biology of the Monocotyledons, em Copenhage, Dinamarca (ver carta convite em anexo). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRACA SAJO, M.; PABON-MORA, NATALIA; JARDIM, JOMAR; STEVENSON, DENNIS W.; RUDALL, PAULA J. HOMOLOGIES OF THE FLOWER AND INFLORESCENCE IN THE EARLY-DIVERGENT GRASS ANOMOCHLOA (POACEAE). AMERICAN JOURNAL OF BOTANY, v. 99, n. 4, p. 614-628, APR 2012. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.