Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao espectroscopica de materiais luminescentes voltados para radiologia medica e deteccao de radiacoes de alta energia.

Processo: 07/55332-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2008 - 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Marian Rosaly Davolos
Beneficiário:Marian Rosaly Davolos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Terras raras  Luminescência 

Resumo

Cintiladores são materiais luminescentes que absorvem radiações de alta energia e emitem na região do ultravioleta ou do visível. São partes integrantes e essenciais de dispositivos para radiologia médica e para detecção de radiações de alta energia. O objetivo deste projeto é o estudo das propriedades espectroscópicas de materiais cintiladores. Propõe-se a obtenção e caracterização das propriedades ópticas dos cintiladores Gd2O2S e (Gd,La)2O2S dopados com Pr3+, Eu3+ e Tb3+ ou co-dopado com Ce3+/Pr3+ e Ce3+/Tb3+, bem como os cintiladores GdA1O3 e LUA1O3 dopados com Pr3+, Eu3+ e Tb3+. Outros cintiladores já obtidos pelo grupo poderão ser também caracterizados como cintiladores. As propriedades ópticas utilizadas na caracterização dos materiais conformados na forma de pó serão as de luminescência com excitação de raios X (seletiva e não-seletiva) e sua dependência com a temperatura, fotoluminescência (incluindo estudos espectro-cinéticos e de extinção térmica), espectroscopia de absorção e reflectância difusa e finalmente colorimetria. As medidas de luminescência com excitação de raios X são inéditas no Brasil e para tal é proposta a montagem de um espectrógrafo acoplado a uma camera CCD com redes de difração otimizadas para as regiões do ultra-violeta e visível do espectro eletromagnético com coleta do sinal de luminescência por fibra óptica, utilizando um difratômetro de raios X adaptado como fonte de excitação. O porta-amostra também será manufaturado e servirá tanto para as medidas de luminescência com excitação de raios X, quanto para as medidas de extinção térmica da fotoluminescência realizadas no espectrofluorímetro Fluorolog SPEX F212I, com lâmpada de xenônio contínua de 450 W e fotomultiplicadora Hammamatsu R928. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA OLIVEIRA, HIGOR HENRIQUE; CEBIM, MARCO AURELIO; DAVOLOS, MARIAN ROSALY. Temperature and exposure time-dependent scintillation of Eu(III) polyoxometalate under X-ray excitation. Journal of Luminescence, v. 203, p. 230-233, NOV 2018. Citações Web of Science: 1.
MARCO AURÉLIO CEBIM; HIGOR HENRIQUE DE SOUZA OLIVEIRA; NILSO BARELLI; MARIAN ROSALY DAVOLOS. Sistema para realização de medidas de luminescência com excitação por Raios X. Química Nova, v. 34, n. 6, p. 1057-1062, 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.