Busca avançada
Ano de início
Entree

Adoção de práticas ambientais de gestão da cadeia de suprimentos e estágios evolutivos da gestão ambiental: survey e estudo de casos no setor eletroeletrônico brasileiro

Processo: 10/11553-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour
Beneficiário:Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Pesq. associados:Charbel José Chiappetta Jabbour
Assunto(s):Gestão ambiental  Cadeia de suprimentos 

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivos identificar as principais práticas ambientais de gestão da cadeia de suprimentos (GCS) que as empresas do setor eletroeletrônico estão adotando; entender de que forma elas implantam tais práticas; e, verificar se há relação entre o estágio evolutivo da gestão ambiental de dada empresa e a adoção de práticas ambientais de GCS. O setor eletroeletrônico foi escolhido para ser objeto de estudo desta pesquisa em função da complexidade de sua gestão ambiental, uma vez que os componentes de seus produtos são compostos de materiais químicos danosos ao meio ambiente. Para consecução desta pesquisa são necessárias duas fases de pesquisa empírica, a primeira de caráter quantitativo, a partir de uma e-mail survey; e a segunda de caráter qualitativo, fazendo uso da estratégia de estudo de casos. A primeira fase utilizará o banco de dados do INMETRO para selecionar as empresas do setor eletroeletrônico certificadas pela ISO 14001, enviando o questionário de múltipla escolha por e-mail aos gerentes de meio ambiente. Na segunda fase serão escolhidas três empresas, conforme os resultados da primeira fase e o estágio ambiental de cada uma, para fazer um estudo mais detalhado de como as práticas ambientais de GCS estão sendo adotadas nessas unidades produtivas. Na primeira fase a análise dos dados será feita por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas (fatorial e correlação); e na segunda fase, por sistematização e comparação dos casos com a literatura. Como contribuição desta pesquisa, espera-se lançar luzes sobre um tema atual de grande relevância a nível nacional e internacional, que é estudar de que forma a preocupação e conscientização ambiental estão extrapolando os limites da empresa e sendo externalizadas para suas cadeias de suprimentos, além de apoiar o desenvolvimento e nucleação de um grupo de pesquisa sobre tal temática no Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista (DEP/FEB-UNESP). (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIOVANNA MAIALLE; ANA BEATRIZ LOPES DE SOUSA JABBOUR; ARIANA FERNANDES ARANTES; CHARBEL JOSÉ CHIAPPETTA JABBOUR. Environmental management maturity of local and multinational high-technology corporations located in Brazil: the role of business internationalization in pollution prevention. Production, v. 26, n. 2, p. 488-499, Jun. 2016.
LOPES DE SOUSA JABBOUR, ANA BEATRIZ; CHIAPPETTA JABBOUR, CHARBEL JOSE; SARKIS, JOSEPH; GOVINDAN, KANNAN. Brazil's new national policy on solid waste: challenges and opportunities. Clean Technologies and Environmental Policy, v. 16, n. 1, p. 7-9, JAN 2014. Citações Web of Science: 41.
LOPES DE SOUSA JABBOUR, ANA BEATRIZ; AZEVEDO, FERNANDA DE SOUZA; ARANTES, ARIANA FERNANDES; CHIAPPETTA JABBOUR, CHARBEL JOSE. Green supply chain management in local and multinational high-tech companies located in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY, v. 68, n. 1-4, p. 807-815, SEP 2013. Citações Web of Science: 18.
ZANON, CELESTE JOSE; ALVES FILHO, ALCEU GOMES; CHIAPPETTA JABBOUR, CHARBEL JOSE; LOPES DE SOUSA JABBOUR, ANA BEATRIZ. Alignment of operations strategy: exploring the marketing interface. INDUSTRIAL MANAGEMENT & DATA SYSTEMS, v. 113, n. 1-2, p. 207-233, 2013. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.