Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e monitoramento de níveis freáticos em área de recarga do Sistema Aquífero Guarani

Processo: 09/05204-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Rodrigo Lilla Manzione
Beneficiário:Rodrigo Lilla Manzione
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/11882-9 - Geração de modelos digitais de terreno para fins geomorfológicos em uma bacia hidrográfica em área de recarga do Aquífero Guarani, BP.TT
09/11581-9 - Análise temporal do uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica em área de recarga do Aquífero Guarani, BP.TT
Assunto(s):Geoestatística  Recursos hídricos  Aquíferos  Águas subterrâneas 

Resumo

A água é responsável pela manutenção de ecossistemas, cidades, atividades agrícolas e industriais. O monitoramento de recursos hídricos fornece informações para o planejamento e uso sustentável da água, atendendo a demanda sem afetar a oferta e não comprometendo reservas importantes do sistema aquífero. Na modelagem desse tipo de fenômeno é necessário considerar as variações sazonais para que seja caracterizada a dinâmica do sistema. Além disso, considerando-se as incertezas associadas às estimativas de alturas de lençol freático podem ser preditos e mapeados riscos inerentes a exploração dos recursos. O Sistema Aquífero Guarani (SAG) constitui uma importante reserva de água subterrânea mundial. No Brasil apresenta grande importância econômica, com diversos municípios localizados na sua área de abrangência. Suas zonas de recarga correspondem a 10 % de sua área total. O presente projeto propõe caracterizar os recursos hídricos da bacia do Ribeirão da Onça, Brotas-SP, mapeando riscos de níveis freáticos extremos, através da simulação de modelos de transferência de ruído regionalizados fisicamente embasados. Objetiva-se assim, compreender e modelar os mecanismos de recarga do SAG, já que a bacia do Ribeirão da Onça pertence à área de recarga do SAG. Compreender os processos hidrológicos em uma bacia monitorada de forma detalhada fornecerá base metodológica para estudos em outras zonas de recarga direta do sistema ou mesmo outros sistemas aquíferos livres. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZIONE, RODRIGO L.; WENDLAND, EDSON; TANIKAWA, DIEGO H. Stochastic simulation of time-series models combined with geostatistics to predict water-table scenarios in a Guarani Aquifer System outcrop area, Brazil. HYDROGEOLOGY JOURNAL, v. 20, n. 7, p. 1239-1249, NOV 2012. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.