Busca avançada
Ano de início
Entree

Angiogênese em tumores epiteliais de ovário: estudo de variáveis metodológicas pertinentes à quantificação de estruturas vasculares

Resumo

Em neoplasias malignas, a angiogênese parece favorecer não só o crescimento celular como a disseminação sistêmica, tendo, potencialmente, valor diagnóstico, prognóstico e para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. Observa-se, contudo, que este papel é variável de um tumor para outro, o que provavelmente reflete diferenças biológicas entre as neoplasias e limitações ou variações metodológicas dos estudos realizados. Nas neoplasias ovarianas, devido à escassez de trabalhos e grande variabilidade metodológica destes, o papel da angiogênese ainda não está estabelecido. Objetivos: (1) avaliar a influência de diferentes variáveis metodológicas na quantificação da angiogênese em tumores ovarianos; (2) estabelecer funções matemáticas para a conversão de resultados obtidos com variantes metodológicas; (3) identificar os métodos mais objetivos, reprodutíveis e/ou factíveis, eliminando práticas redundantes. Métodos: Em tumores ovarianos diagnosticados no CAISM-Unicamp entre 01/1997 a 12/2003, a vascularização será identificada por meio imunocoloração para CD34 e quantificada através da determinação (manual e automatizada) de: densidade microvascular, área endotelial e área luminal vascular. Serão avaliadas comparativamente as variantes metodológicas: formato de imagem (TIFF vs. JPEG), número total de campos de análise (1, 3, 5, 10 e 20 campos de médio aumento) e método de seleção de campo (aleatório, "hotspot" e "hotspot" pós-aleatório). Também será avaliada a reprodutibilidade intra- e interobservadores. Em síntese, este trabalho pretende aprimorar a metodologia atual de quantificação de angiogênese tumoral, contribuindo diretamente para um aumento significativo na precisão e reprodutibilidade de estudos morfológicos e farmacológicos futuros sobre angiogênese tumoral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NICOLOSI, JACQUELINE S.; YOSHIDA, ADRIANA O.; SARIAN, LUIS O. Z.; SILVA, CLEIDE A. M.; ANDRADE, LILIANA A. L. A.; DERCHAIN, SOPHIE F. M.; VASSALLO, JOSE; SCHENKA, ANDRE ALMEIDA. Image Compression Impact on Quantitative Angiogenesis Analysis of Ovarian Epithelial Neoplasms. APPLIED IMMUNOHISTOCHEMISTRY & MOLECULAR MORPHOLOGY, v. 20, n. 1, p. 91-95, JAN 2012. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.