Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de fatores angiogênicos e da expressão da Cox 2 em tumores de linhagem cartilaginosa: correlação clinico-histologica

Resumo

Os condrossarcomas são um grupo heterogêneo de tumores cartilaginosos com manifestações clínicas e morfológicas diversas. A distinção entre condrossarcoma convencional bem diferenciado (grau 1) e encondroma, baseada, unicamente, em critérios morfológicos, não é totalmente segura. A angiogênese e a neoangiogênese têm sido relacionadas com o crescimento tumoral e prognóstico e a expressão de marcadores, como a COX-2, com a índole biológica. Poucos estudos avaliaram a angiogênese em tumores cartilaginosos, especialmente em associação com marcadores de malignidade. Objetivos: Estudos imuno-histológico de tumores cartilaginosos: 1) a formação e neoformação vascular pela expressão do CD34 e CD105; 2) a expressão do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF); 3) a expressão da COX-2; 4) correlacionar os achados histológicos e clínicos dos pacientes. Material e Métodos: Será realizado estudo retrospectivo, em material anatomo-patológico, das neoplasias cartilaginosas arquivadas no Departamento de Anatomia Patológica do HC/Unicamp. Serão incluídos no estudo os espécimes cirúrgicos relativos tanto às biopsias incisionais, como excisionais, com material adequado para novos cortes. Os espécimes serão cortados e corados por métodos de rotina e colorações especiais, para exame histológico e graduação e tratados pelo método imuno-histoquímico com o uso dos seguintes anticorpos: anti-CD34, CD105, VEGF e COX-2. Será utilizado o método Chalkley para estimativa da densidade média vascular. Também será realizada a identificação de maior densidade microvascular (MVD) do tumor, designada "hot spot", à microscopia óptica, que caracterizará cada tumor. A expressão da COX-2 será avaliada em imagens digitais, com o auxílio do programa Imagelab, para quantificação relativa aleatória cega das células imuno-marcadas. Das observações clínicas arquivadas serão extraídas as seguintes informações: idade do paciente, tamanho do tumor, aspectos radiológicos, estádio à apresentação, recidiva local/ metástase e tempo de acompanhamento. Este estudo poderá contribuir para o esclarecimento do processo de progressão dos tumores cartilaginosos bem como subsidiar o diagnóstico histológico dos tumores malignos de baixo grau. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINTRA, FRANCISCO FONTES; ETCHEBEHERE, MAURICIO; BARBI GONCALVES, JOSE CARLOS; CASSONE, ALEJANDRO ENZO; INGRID AMSTALDEN, ELIANE MARIA. Analysis of angiogenic factors and cyclooxygenase-2 expression in cartilaginous tumors - clinical and histological correlation. Clinics, v. 66, n. 9, p. 1591-1596, 2011. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.