Busca avançada
Ano de início
Entree

E possível prevenir os efeitos tóxicos iniciais da hiperglicemia em retina de animais experimentalmente diabéticos através de tratamento antioxidante com tempol, um mimético da superóxido dismutase?

Processo: 08/54068-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2008 - 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Jacqueline Mendonça Lopes de Faria
Beneficiário:Jacqueline Mendonça Lopes de Faria
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/00740-9 - É possível prevenir os efeitos tóxicos iniciais da hiperglicemia em retina de animais experimentalmente diabéticos através de tratamento antioxidante com tempol, um mimético da superóxido dismutase?, BP.TT
Assunto(s):Hipertensão  Inflamação  Retinopatia diabética  Superóxido dismutase 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Extresse Oxidativo | Hipertensao Arterial | Inflamacao | Retinopatia Diabetica | Superoxido Dismutase

Resumo

Alguns fatores de risco são descritos associados ao desenvolvimento e progressão da retinopatia diabética (RD), dentre eles o controle glicêmico e a hipertensão arterial. Múltiplas hipóteses propõem mecanismos que explicam como a hiperglicemia per se inicia os processos bioquímicos envolvidos na patogênese da RD. O estresse oxidativo é considerado o mecanismo central para o desenvolvimento e progressão da RD com a produção de espécies reativas do oxigênio (ROS) e/ou diminuição dos sistemas antioxidantes, e disfunção mitocondrial. Estes radicais livres alteram a estrutura de proteínas, lipídeos e ácido desoxirribonucléico, comprometendo suas funções. Evidências também indicam que a inflamação está envolvida na patogênese da RD, demonstrada através do aumento da expressão de moléculas de adesão intercelular. O acúmulo da matriz extracelular é uma característica descrita nas fases iniciais da RD, levando ao espessamento da membrana basal vascular e aumento da permeabilidade capilar. Recentes estudos para avaliar os efeitos benéficos de tratamentos antioxidantes, demonstram que o TEMPOL, um mimético do superóxido dismutase, exibe efeitos protetores contra a lesão oxidativa na retina e no rim diabéticos. Porém, não há estudos que demonstrem o possível efeito protetor do TEMPOL na retina de um modelo experimental que combine diabetes e hipertensão arterial. O objetivo esse estudo será investigar os possíveis efeitos protetores do tratamento com antioxidante TEMPOL nas fases iniciais da RD em ratos espontaneamente hipertensos e experimentalmente diabéticos. Se a hipótese do trabalho se confirmar, estes dados poderão servir no futuro para propor novas modalidades de tratamento farmacológico da RD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, KAMILA C.; ROSALES, MARIANA A. B.; LOPES DE FARIA, JOSE B.; LOPES DE FARIA, JACQUELINE M.. Reduction of Inducible Nitric Oxide Synthase via Angiotensin Receptor Blocker Prevents the Oxidative Retinal Damage in Diabetic Hypertensive Rats. CURRENT EYE RESEARCH, v. 35, n. 6, p. 519-528, . (05/58189-5, 08/54068-7)
ROSALES, MARIANA A. B.; SILVA, KAMILA C.; LOPES DE FARIA, JOSE B.; LOPES DE FARIA, JACQUELINE M.. Exogenous SOD Mimetic Tempol Ameliorates the Early Retinal Changes Reestablishing the Redox Status in Diabetic Hypertensive Rats. INVESTIGATIVE OPHTHALMOLOGY & VISUAL SCIENCE, v. 51, n. 8, p. 4327-4336, . (05/58189-5, 08/54068-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: