Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e modelagem da influência de atributos do solo e planta na produtividade e qualidade da cana-de-açúcar

Processo: 08/09265-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2009 - 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Graziano Magalhães
Beneficiário:Paulo Sergio Graziano Magalhães
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Produtividade  Modelagem  Agricultura de precisão 

Resumo

O incipiente mercado internacional do etanol apresenta um grande potencial de expansão, mesmo que esteja ainda superando dificuldades como segurança no fornecimento, falta de infra-estrutura, assim como barreiras políticas e comerciais; porém existe um rápido aumento na demanda de gasolina e no preço do petróleo que estão contribuindo para incrementar o comércio internacional. O Brasil apresenta vantagens significativas para participar desse mercado internacional por ter experiência de mais de 30 anos com o programa do álcool, ser o segundo maior produtor e consumidor de etanol no mundo e por apresentar a maior capacidade de expansão da produção de cana com custos mais baixos e bom domínio tecnológico. Com este cenário e oportunidades que se abrem para as próximas décadas, temos que conceber novos paradigmas na produção de bio-etanol. O presente modelo que utiliza somente a sacarose para produção de açúcar e etanol é limitado e novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para melhor aproveitamento da matéria prima. Hoje com o avanço tecnológico obtido na extração da sacarose nossa indústria apresenta excelente desempenho com rendimento superior a 90%, embora seja possível obter ganhos neste setor, eles só são possíveis a partir de grandes investimentos. Contudo é no segmento agrícola que observamos a maior capacidade de melhorar o desempenho do setor por R$ investido. No setor agrícola observamos que investimentos com variedades, combate a pragas e doenças, técnicas de cultivo, plantio e colheita proporcionam ganhos reais, garantindo a indústria matéria prima de melhor qualidade. Observa-se que o agrossistema cana-de-açúcar tem sido pouco explorado pelas técnicas de Agricultura de Precisão, principalmente no que se refere a tecnologia específica (equipamentos, resultados de aplicação, quantificação dos benefícios), apesar do seu potencial de contribuir para o aumento da produtividade com sustentabilidade. É neste contexto que se insere o projeto proposto, utilizar as técnicas de AP para identificar no campo o que acontece com a relação solo-produtividade-qualidade da matéria prima. A proposta de trabalho para a área possui a hipótese de que é possível identificar a influência que atributos do solo e planta possuem na produtividade e nos parâmetros de qualidade da cana-de-açúcar, podendo assim gerar modelos matemáticos que descrevam tal evento contribuindo efetivamente com o ganho de produtividade e conseqüente redução de custo de produção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHES, GUILHERME M.; GRAZIANO MAGALHAES, PAULO S.; JUNQUEIRA FRANCO, HENRIQUE C. Site-specific assessment of spatial and temporal variability of sugarcane yield related to soil attributes. Geoderma, v. 334, p. 90-98, JAN 15 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.