Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de coagulante natural obtido de sementes de moringa oleifera como auxiliar da filtracao em multiplas etapas para tratamento de agua para pequenas comunidades

Processo: 08/53066-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2008 - 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Euclides Stipp Paterniani
Beneficiário:José Euclides Stipp Paterniani
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Moringa oleifera  Tratamento de água  Filtração lenta 

Resumo

A Filtração em Múltiplas Etapas (FIME), constituída por Pré Filtro Dinâmico, Pré-Filtro Ascendente de Pedregulho e Filtro Lento é uma tecnologia de tratamento de água para consumo humano já amplamente estudada e com resultados que demonstram sua viabilidade e eficiência quando empregada a pequenas comunidades principalmente na zona rural. O uso de coagulantes naturais extraído de espécies vegetais vem se destacando com uma alternativa aos coagulantes químicos. Coagulante a base de sementes de Moringa oleífera tem demonstrado muita eficiência, simplicidade de uso e baixo custo, principalmente quando associada aos múltiplos usos dessa planta, no tratamento de água tanto por sedimentação simples quanto pela filtração lenta. O presente projeto tem como objetivo utilizar as duas tecnologias em conjunto, ou seja, empregar a coagulação a base de sementes da Moringa oleífera como auxiliar no tratamento de água a ser submetida ao processo de filtração em múltiplas etapas, incluindo neste processo a sedimentação simples como alternativa a pré-filtração em pedregulho. Esse processo apresenta vantagens principalmente para áreas rurais, pois evitam, geralmente, o uso de produtos químicos e energia elétrica, sendo que a água obtida deverá ser menos corrosiva, com operação de manuseio simples e mínimas despesas, além de gradativa remoção das impurezas e atenuação de picos de concentração de sólidos suspensos. O coagulante natural extraído da semente da M oleífera é de cultivo relativamente fácil, que destaca-se por produzir uma suspensão capaz de clarificar águas turvas, responsável também pela redução e controle de doenças relacionadas a não potabilidade da água. As sementes podem ser produzidas no local, com baixo custo, evitará problemas relacionados a contaminação química de mananciais, bem como pode empreender uma atividade lucrativa e sustentável a comunidade a partir de outros usos da planta. A instalação piloto para a investigação experimental será montada no Laboratório de Hidráulica da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, em Campinas, SP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, MONALISA; SILVA, GABRIELA K. E.; PATERNIANI, JOSE E. S. WATER TREATMENT BY MULTISTAGE FILTRATION SYSTEM WITH NATURAL COAGULANT FROM Moringa oleifera SEEDS. ENGENHARIA AGRICOLA, v. 32, n. 5, p. 988-996, SEP-OCT 2012. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.